4 dicas de liderança para tornar a gestão do time de TI ainda melhor

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*Por Marcos Andrade

Reconhecimentos, promoções e aumentos de salário são exemplos de iniciativas que, notadamente, funcionam como uma injeção de motivação em colaboradores de empresas de qualquer segmento que seja. Ao serem adeptos delas, porém, muitos gestores acabam deixando de lado a prática de ações de liderança que podem, muitas vezes, ser até mais eficientes na missão de integrar equipes na busca por resultados cada vez melhores.

E isso vale para a sua gestão do time de TI: saber como gerenciar a equipe adequadamente, valorizando o melhor de cada um e mediando expectativas e conflitos também é importante para criar espaço para o desenvolvimento da inovação e para voltar o foco para o negócio.

Confira quatro dicas de gestão de pessoas que se encaixam perfeitamente na área de TI:

#1 Seja aberto e acessível

Aquela imagem do líder em cima de um pedestal, só olhando e dando ordens, é coisa do passado. Nos tempos atuais, em que bons profissionais não somente são escolhidos como também escolhem a empresa em que irão trabalhar, o ambiente de trabalho precisa oferecer condições atrativas, o que inclui uma gestão do time de TI mais moderna e que favoreça a prática da criatividade e inovação.

#2 Delegue tarefas

Não se trata apenas de liberar tempo e energia para a dedicação a projetos mais estratégicos, mas também de estabelecer com seus liderados um relacionamento de confiança. Para fazer isso com total segurança e tranquilidade, você pode utilizar ferramentas de gerenciamento como o Runrun.it, por exemplo.

O líder também tem a opção de delegar tarefas críticas, como a gestão da infraestrutura de TI, a parceiros de TI altamente qualificados, o que ajuda a dedicar mais tempo a iniciativas para aperfeiçoar a gestão do time de TI e conquistar resultados mais expressivos para a empresa.

#3 Implemente programas de job rotation

Entre essas iniciativas estão os programas de job rotation. Já ouviu falar? Trata-se de uma prática adotada por muitas empresas para potencializar o aproveitamento e aprendizado dos colaboradores. Funciona assim: o profissional “trabalha” em outras áreas da empresa durante um período determinado para conhecer processos, atividades e especificidades das demais áreas. Dessa forma, ele passa a entender melhor o contexto em que seu trabalho está inserido e a importância dele para os outros setores, gerando motivação extra para prestar e desenvolver novos serviços de TI, principalmente depois de conhecer mais de perto as necessidades de cada setor.

Entre essas necessidades o profissional de TI pode identificar, por exemplo, que determinada área precisa de mais segurança nas trocas de informação com as demais unidades e no próprio armazenamento dos dados, levando a área de TI a buscar apoio em uma solução de acesso seguro referência no mercado.

#4 Faça reuniões de feedback com regularidade

Outra iniciativa que deve estar sempre na agenda de líderes e liderados é a reunião de feedback. Ou seja, o momento em que o líder apresenta sua avaliação a respeito do desempenho de um colaborador ou time em determinada atividade. Esse retorno é muito importante porque permite aos colaboradores saberem se estão indo na direção correta, além de promover uma troca de ideias para tornar processos e resultados ainda melhores. Importante: nessas conversas, procure deixar claro que conquistas e (principalmente) derrotas são de responsabilidade do grupo todo, despertando o senso de coletividade.

Quando as pessoas pensam em profissionais de TI, geralmente associam a especialistas com uma grande bagagem de conhecimento técnico, mas mais introvertidos e com pouca habilidade para interação e liderança. Que tal acabar de uma vez com esse estereótipo e colocar em prática essas dicas para mostrar que gerentes de TI sabem, sim, mobilizar equipes para obter melhores performances, com isso, resultados mais competitivos à empresa?

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*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

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