5 passos para migrar para cloud computing

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Nove das 21 posições de planejamento estratégico para a TI de 2016 em diante, listadas pela Saugatuck Technology, apontam para cloud computing! Duas delas determinam: em 2018, 60% das empresas dependerão de aplicações de missão crítica na nuvem e terão metade da infraestrutura em uma ou mais clouds. A sua empresa está entre essa maioria? Você já sabe que não é mais possível ignorar os avanços da lógica do servidor na nuvem e está mais do que na hora de aderir a essa nova mentalidade de trabalho!

Na tarefa de “encabeçar” as mudanças, o gerente de TI pode encontrar empresas que o auxiliam a traçar a melhor estratégia. O objetivo é mapear necessidades e migrar conteúdos com máxima segurança. A CorpFlex oferece todo o suporte para que você descubra como explorar a nuvem da melhor maneira possível e com acesso seguro.

Confira os 5 passos para migrar para cloud computing com sucesso!

#1 Reconheça o que seu negócio precisa

Sua empresa trabalha no segmento industrial, logística, ou em qualquer ramo que dependa de tecnologia? Você lida com softwares de alto desempenho? Você precisa proporcionar aos colaboradores acesso imediato e remoto a informações estratégicas? A diretoria reclama dos altos custos do setor de TI? Então você deve migrar diretamente para private cloud. A nuvem privada permite a segurança necessária às informações em espaço exclusivo nos melhores servidores do mundo.

#2 Use a escalabilidade do servidor na nuvem

Na nuvem, os dados da sua empresa têm espaço ilimitado para crescer. Você não precisará de uma sala para abrigar um data center que se multiplica a cada dia para acompanhar a evolução dos negócios. A escalabilidade que um servidor na nuvem oferece garante o constante desenvolvimento da operação de dados, assim como backups e programas que precisam estar sempre atualizados. Acompanhar esse desenvolvimento usando os servidores on-premises acaba sendo mais desafiante. Como você convencerá o diretor financeiro a investir em uma tecnologia que está deixando de fazer parte das estratégias do setor?

#3 Saiba que serviços de cloud computing não substituem TI tradicional
O trabalho de um gerente de TI e seus colaboradores se tornou muito mais estratégico. Toda empresa precisa de profissionais que falem a linguagem da tecnologia em busca do acesso seguro. O trabalho da TI esteve atrelado ao meio físico, agora passou a integrar o campo das nuvens, hoje muito mais sólidas. A virtualização é uma forma de evolução de builder a broker (construtor a corretor) de infraestrutura. O papel do CIO passa também por essas mudanças de estrutura, quem acompanha as transformações permanece.

#4 Verifique qualidade e redundância nas conexões

A operação da tecnologia da sua empresa não pode parar e a redundância evita que isso aconteça. Se o servidor não deve ter sua operação interrompida, o ideal é que tenha à disposição um gerador, caso o fornecimento de energia venha a enfrentar instabilidades. Se a maioria das informações da companhia estiver em uma nuvem segura, você não precisará se preocupar com essa questão. Também possuirá mais qualidade nas conexões entre dados e usuários, porque qualidade neste âmbito significa acessibilidade e rapidez.

#5 Não pense apenas na redução de custos

Você já fez a avaliação do cenário e concluiu que a migração para nuvem não resultará em redução de custos a curto prazo . Não significa que uma visão de longo alcance o mesmo horizonte. Saiba mensurar acesso seguro às informações, escalabilidade, possibilidade de crescimento e tendências do mercado. A Saugatuck lembra que, em 2018, 50% dos gastos em TI serão com plataformas baseadas em nuvem, infraestrutura, software e serviços terceirizados.

Agora que você conhece os cinco passos para realizar a migração para o servidor na nuvem, deve se perguntar: qual caminho seguir para a cloud mais adequada? A resposta está no infográfico 7 passos para nuvem certa.

Se sua curiosidade continua aguçada, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Clique aqui!

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa