Administrador de Banco de Dados (DBA): um bom parceiro pode ser a solução para o seu negócio

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Para entender a importância do banco de dados em uma organização basta fazer uma analogia com uma biblioteca em chamas. Todo o acesso aos serviços e ao acervo seriam imediatamente interrompidos, as informações contidas nos livros e documentos ali depositados seriam corrompidas ou perdidas, com danos irrecuperáveis. Assim também é o gerenciamento do banco de dados das empresas. Mantê-lo disponível e acessível, íntegro e seguro é missão crítica para as organizações continuarem em plena execução de seus processos. Esta responsabilidade recai ao administrador de banco de dados (DBA).

Por sua relevância e criticidade, mesmo em meio ao apagão de empregos, a procura por um DBA continua em alta. Basta dar uma olhada nos bancos de currículos online de empregos e ver a quantidade de vagas com este perfil. Para os profissionais de TI é uma grande oportunidade de carreira e, para as empresas, a dúvida é se contratam um especialista que atenda aos requisitos de um DBA ou se partem para a terceirização de TI.

Veja então porque contratar suporte em Serviços de TI da CorpFlex pode ser uma oportunidade tanto para o profissional quanto para as empresas que necessitam desta especialização:

#Profissional: como conduzir a carreira e como um parceiro como a CorpFlex auxilia em seu desenvolvimento

De acordo com os portais InfoJobs e Carreira de TI, o DBA é um profissional com interesse em desenvolvimento e capaz de ser um gestor. Veja a seguir o que é preciso para ser um DBA:

  • Perfil comportamental: suportar pressão; facilidade de comunicação com diferentes níveis da organização; facilidade de aprendizado e implementação de novas tecnologias;
  • Formação recomendada: Curso Superior em Engenharia da Computação, Processamento de dados, Informática;
  • Conhecimentos úteis: IIS (Internet Information Service), recursos de desempenho e portabilidade (INDEX,TRIGGERS, PACKAGES, PROCEDURES), migração de plataformas, análise de desempenho de sistemas, tratamento de informação para tomada de decisão (Data Warehouse e outros), gerência de projetos;
  • Ferramentas: Banco de Dados Oracle, modelador de dados ERwin, SQL-Station, gerenciador de modelos ModelMart, diagnóstico de estrutura de Banco de Dados DBExaminer;
  • Certificações-chave: Microsoft: MCDBA. Oracle: Oracle 7.3 DBA, Oracle Developer Rel. 1, Oracle DBO, Oracle8 DBA, Oracle8i DBA.

Se, por um lado, a remuneração é bastante interessante, a rotina de um DBA é pesada. Como é humanamente impossível para um profissional estar disponível todo o tempo, contar com o apoio de um parceiro especializado que tenha suporte 24X7 é uma grande vantagem e fator de tranquilidade para este gestor de TI.

#Empresa: contratação de um DBA ou terceirização de TI com a CorpFlex?

Não sabe o que avaliar ao contratar o profissional ou se a terceirização de TI vai suprir suas necessidades? Seguem dicas importantes para serem consideradas neste processo:

  • Experiência: é preciso contar com um suporte permanente das atividades de monitoramento, administração, performance, segurança e aperfeiçoamento contínuo dos bancos de dados;
  • Certificação: são muitas as certificações necessárias e, com o desenvolvimento de novas tecnologias, outras surgem, num ciclo contínuo de atualização e especialização;
  • Resultados voltados para o nicho da empresa: as especificidades da atuação da sua empresa podem necessitar de conhecimentos aprofundados em uma determinada plataforma de banco de dados, como um e-commerce, por exemplo.

Ao contratar suporte em serviços de TI da CorpFlex, você garante o atendimento de uma equipe especializada, seguindo parâmetros de qualidade e certificações das principais ferramentas e metodologias, de acordo com o escopo existente. Isto significa redução de custos com aumento da qualidade.

Se você é um gestor de TI que precisa de apoio para a realização desta missão crítica, ou uma empresa que necessita do DBA, contar com o Gerenciamento de Banco de Dados da CorpFlex vai garantir a integridade, a disponibilidade e a segurança necessárias para dar total atenção as atividades core do seu negócio.

Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Clique aqui e conheça nossa solução de suporte gerenciado Banco de Dados.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa