Artigo: Como garantir a disponibilidade de acesso às informações na sua empresa

  • Compartilhar

 

Por Marcos Andrade*

Com o crescimento da sua empresa e aumento da quantidade de colaboradores, aumenta também a demanda por acesso às informações que estão na rede e comunicação com as outras unidades de negócio. Quando este cenário implica em fazer uso da internet para viabilizar o acesso aos sistemas de gestão e ferramentas de comunicação on-line, a velocidade pode ficar comprometida. O panorama fica ainda mais crítico se não existirem políticas e controles de acesso à internet, e pode resultar em reclamações da baixa conectividade.

Com isso, o número de ligações reportando lentidão no acesso à internet e indisponibilidade do link com as demais unidades da empresa aumenta a cada dia no seu departamento de TI. Os profissionais gastam um tempo elevado fazendo contato com as operadoras de internet para re-estabelecer a conexão, gerando desgaste e deixando outras atividades importantes atrasadas. Como resolver este problema e garantir que o acesso às informações tenha alta disponibilidade?

Um bom começo é fazer o monitoramento do link da internet, no intuito de descobrir o que está consumindo a banda larga. Se os controles e hierarquizações de acesso à internet não são bem definidos, os colaboradores podem estar acessando serviços que consomem a banda em demasiando, deixando de dar prioridade às aplicações de negócio. Uma ótima razão para fazer balanceamento dos links, certo?

Existem hoje no mercado serviços de firewall gerenciado que permitem fazer, além do monitoramento do consumo do link, a implementação de políticas de acesso à internet, definindo horários e sites que podem ser acessados. Também é possível por meio destes serviços definir quanto da banda será destinado para serviços considerados não prioritários para o negócio como vídeos e sites de entretenimento; e quanto será direcionado para aplicações de negócio que são prioridade máxima. Este balanceamento resulta em economia e melhor otimização da banda larga. Garante também a priorização de tráfego mais importante, mais conectividade e redução do número de reclamações em relação a lentidão.

Uma outra maneira de garantir a conectividade é implementar estratégias de redundância dos links entre as unidades da empresa. No momento que um link falha, o outro entra automaticamente em ação. Ao utilizar serviços especializados em firewall gerenciado, uma equipe de profissionais altamente capacitados aciona a operadora de internet tão logo aconteça a queda do link, e faz o acompanhamento do reparo até que a conectividade esteja re-estabelecida. Você libera o tempo dos colaboradores do seu time de TI que não precisam contatar a operadora, e garante a disponibilidade da internet entre as unidades e com os parceiros de negócio.

Um bom serviço de firewall gerenciado traz vantagens valiosas para sua empresa, que ganha em alta disponibilidade e libera o tempo dos profissionais de TI para atividades de projetos estratégicos para o negócio. Os colaboradores se beneficiam com mais velocidade no tráfego e acesso às informações da companhia, aumentando a produtividade.

Marcos Andrade é CMO – Diretor de Marketing da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa