Mudança do Mindset – Cloud Computing e SaaS

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Por João Alfredo Andrade Pimentel

Fazemos muitas coisas em nossa vida, e a nossa experiência nos remete a acreditar que com o sucesso conseguido há alguns anos, estamos no caminho certo, no entanto vivemos em um mundo conectado e de extrema competição, e quando você compara sua empresa ,  vê que alguns momentos você progrediu mais ou menos em relação ao mercado.

O mercado em 2017 para alguns nichos mercadológicos não tem boas expectativas de crescimento. Portanto, a mudança deve existir de dentro para fora, primeiro ela ocorre dentro de você e necessita ser urgente .

Faça uma pergunta a você mesmo. Se o mercado não está comprando seus produtos ( Hardware e Software),  os custos das empresas estão aumentando , qual é a primeira ação natural dentro destas empresas?  Paralização total dos investimentos e redução drástica dos custos.

A situação não está fácil para os canais de distribuição de produtos em 2017!

A única certeza que temos é da mudança , porque tudo muda o tempo todo , principalmente nos últimos anos. As transformações aceleradas são enormes, provocando variações de comportamento da sociedade e da forma de consumo. Enfim, as empresas do canal de distribuição de produtos precisam mudar seu Mindset urgente !

Ser empreendedor no Brasil necessita diariamente sempre buscar no novo, buscar ser melhor,  buscar a inovação , buscar a excelência nos serviços prestados, enfim estamos sempre em busca da evolução constante, e necessitamos  sempre começar algo novo, preservando sempre os princípios e valores que nortearam sua carreira e sua empresa.

Vender tecnologia mudou radicalmente nos últimos anos, da simples venda de produto, tirar pedido de produtos , para venda de soluções complexas, com entendimento claro da necessidade do cliente e da sociedade.

O modelo Cloud Computing e SaaS,  provocaram  uma enorme ruptura  na  forma de entregar soluções de tecnologia da informação aos clientes finais.

Este movimento é enxergado de forma diferente em todos os elos da cadeia de distribuição sob diferentes pontos de vista.

Podemos enxergar os diferentes pontos de vista , com a analogia do copo meio cheio ou meio vazio,  é só olhar ao seu redor, e veja os problemas e as oportunidades  para resolver em seus clientes.

Como já dizia o ditado chinês, neste momento de CRISE – tire o ” S ” e irá transformar-se em CRIE uma grande oportunidade para sua empresa.

O modelo Cloud Computing  e SaaS  ( software como serviço)  são os 2 mercados com maior taxa de crescimento para os próximos anos, e  estão motivando vários canais de distribuição de todos  os tamanhos a adotar o modelo para agregar seus serviços aos seus clientes .

Esta é uma grande oportunidade para os canais, pois como no modelo tradicional o canal,  é o elo que esta na linha de frente do mercado e conhece as dores do cliente, suas necessidades e é reconhecido pelos clientes como o seu “homem de confiança”  ou ” médico da família ” em  tecnologia nos seus clientes.

O Cloud Computing e SaaS são movimentos disrruptivos, que quebram velhos conceitos e paradigmas em relação ao fornecimento de Tecnologia da Informação para a sociedade, portanto todos os elos da cadeia de distribuição no Brasil, devem parar e pensar  ” fora da caixa “,  pense diferente e pense grande, pois irá enxergar um maravilhoso ” mundo novo ” para alicerçar sua estratégia de crescimento nos próximos anos .

No novo modelo, o Canal consegue ofertar a TI sob uma nova forma , como serviço, ao cliente com recorrente e mensal , um novo modelo de negócios onde pode agregar muito mais  seus serviços especializados  do que no modelo tradicional, pois pode aumentar sua rentabilidade de forma recorrente mensal , consistente e sustentável.

Existem algumas regras na distribuição que nunca irão mudar, por exemplo, o fiel respeito pelo canal que entrega o valor real valor percebido para o cliente, com serviços de consultoria, assessoria, migração para Cloud, serviços de instalação de softwares, customizações de softwares  e serviços de  suporte  local .

Agora ficou muito mais fácil para os canais venderem Tecnologia da Informação, pois seus clientes não precisam mais fazer investimentos na aquisição de ativos de TI ,  e reduzirão os custos operacionais com a migração para Cloud Computing, e automaticamente terão mais recursos financeiros para investirem no seu próprio core business .

O modelo Cloud Computing  e SaaS  isenta seu cliente de investimento em ativos de TI para a sala de servidores ou centro de processamento de dados internos,  tais como aquisição de servidores, storages, switches, softwares básicos e reduz drasticamente os custos em até 50 % em relação ao custo de propriedade no modelo tradicional.

Isto é  “música para os ouvidos ” e ” colírio para os olhos ”  para os diretores financeiros e CIO´s, zero de investimento e custo de até 50 % em relação aos custos atuais.

O acesso à alta tecnologia é justo e democrático no modelo de Cloud computing, e SaaS  oferecendo  acesso às  pequenas,  médias  e grandes empresas, que antes estavam disponíveis apenas para as grandes, agora esta disponível para todas, pagando um valor  mensal pelo consumo dos recursos computacionais e serviços agregados.

Você canal de distribuição no Brasil não se limite com seus limites, se você não tem a competência técnica necessária, não tem o capital financeiro necessário , não tem uma equipe treinada para vender Cloud e SaaS, busque as parcerias com as empresas que sabem fazer colaboração no mercado com sua empresa  e junte as forças para crescer juntos.

Esta é uma grande oportunidade para os canais crescerem em 2017 , portanto mãos à obra, mude seu Mindset  e descubram as boas oportunidades  do mercado nos modelos de colaboração para juntar forças e crescer juntos.

*João Alfredo Pimentel é fundador da CorpFlex

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