CFOs perdem influência nas decisões de TI

  • Compartilhar

Fonte: Computerworld – Maio 2015

Há um rearranjo nas estruturas hierárquicas das organizações. Diretores financeiros, que no passado recente ganharam peso nas decisões de tecnologia da informação, começam a perder influência. Um estudo aponta para uma movimentação dos CIOs – no caso, aqueles que não reportam-se diretamente à presidência das organizações – passando a responder para um líder de estratégia ou para uma matriz de executivos que envolve CEOs e gestores de operações das companhias

Uma pesquisa recente da revista CIO do Reino Unido revela que 49% dos responsáveis pelo departamento de TI das suas empresas respondem ao principal executivo da corporação. O percentual revela um pequeno avanço sobre os 48% verificados em 2014. Além disso, apenas 19% responde aos CFOs e 24% aos COOs. O restante presta contas a outro líder organizacional.

A análise ressalta uma queda anual significativa no percentual de gestores de TI reportando para gestores financeiros e avanços dos líderes de operações. Há um ano, o volume de CIOs que respondia para CFOs era de 30%, com 10% respondendo para COOs.

Os responsáveis pela pesquisa concordam que, nesse período de transição para um mundo digital é importante que a tecnologia tenha uma linha direta com a chefia da organização como forma de influênciar os rumos do negócio. Os números também indicam uma postura menos orientada a custo por parte das empresas.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa