Cloud Computing no Brasil: país supera Rússia e Reino Unido e vai gerar 798 mil vagas até 2015

  • Compartilhar

Fonte: Convergência Digital – Março 2013

Relatório de Competitividade Nacional da Microsoft 2012/2013 atualiza dados sobre o impacto do uso de cloud computing no país. Um deles é a geração de novas oportunidades de trabalho. Com a nuvem sendo adotada nas empresas, a demanda por mão de obra aumenta. Este ano, por exemplo, a expectativa é de que 142 mil oportunidades vão ser geradas para profissionais de TIC.

“Computação na nuvem está, sim, sendo um polo de desenvolvimento para o Brasil. Ela facilita o acesso às ofertas de TI para a gestão dos negócios. Simplifica o uso de TIC pelos empreendedores”, diz Djalma Andrade, diretor de Competitividade Nacional da Microsoft Brasil, em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital.

Dados do relatório 2012/2013 da Microsoft aprofundam pesquisa, já divulgada pela empresa sobre o mercado global de cloud computing. Segundo o estudo, até 2015, serão gerados 14 milhões de novos empregos no mundo. As receitas de inovação em nuvem podem chegar a US$ 1,1 trilhão, confirmando o papel relevante da oferta na recuperação da economia mundial.

No Brasil, os números são animadores. Com mais empresas usando a nuvem, a geração de empregos é uma realidade. Este ano, segundo a Microsoft, serão geradas 142 mil oportunidades. Mas o grande incremento virá nos próximos dois anos. Em 2014 serão 242 mil novas vagas e, em 2015, esse número pula para 415 mil. No total, em três anos, 798 mil novos empregos serão gerados pelo uso da cloud computing. Números que nos colocam, de acordo com o relatório, na frente do Reino Unido e da Rússia.

No estudo, as áreas de telecomunicações, financeiro – com bancos à frente -e manufatura serão os maiores demandadores de mão de obra especializada em cloud computing. Já o consumo de serviços na nuvem será impulsionado pelas pequenas e médias empresas, com destaque para as áreas de varejo e de serviços profissionais.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa