Como a cloud computing pode ajudar na manutenção do ambiente de TI

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Tradicionalmente, um dos maiores desafios de quem trabalha com gestão do ambiente de TI de uma empresa é gerenciar o ciclo de vida de seus ativos — ou seja, acompanhar desde a sua implementação, passando por eventuais manutenções e atualizações, e finalizando com seu descarte sustentável para a aquisição de soluções mais modernas.

 

As etapas do ciclo de vida de um ambiente de TI

  • Implementação: etapa que consiste em desenhar (planejar), adquirir e instalar as soluções que irão compor o ambiente de TI corporativo;
  • Manutenção: resume-se em eventuais reparos e atualizações feitas nas plataformas inicialmente implementadas no ambiente de TI, com o intuito de preservar seu bom funcionamento e manter as ferramentas corporativas no mesmo nível tecnológico da concorrência;
  • Descarte/Reciclagem: ao perceber que as soluções inicialmente adquiridas já não podem mais sofrer atualizações e estão defasadas, surge a necessidade de descartá-las ou reciclá-las da melhor forma possível, implementando ferramentas mais modernas em seu lugar.

 

Felizmente, a cloud computing e a adoção de serviços gerenciados de TI pode facilitar muito a manutenção dos seus ativos e a gestão do ambiente de TI como um todo. Confira como a seguir:

Flexibilidade e corte de gastos

Um dos principais benefícios que estão levando muitas empresas a migrarem para a nuvem é o fato de que, ao contratar um serviço de cloud computing, sua equipe de TI não necessita despender esforço, dinheiro e tempo arquitetando a infraestrutura inicial. Todas as suas necessidades já estarão configuradas e integradas, sendo este um passo de responsabilidade do parceiro provedor de outsourcing de TI.

Tendo ao seu lado um bom parceiro de serviços gerenciados de TI, você contará com uma equipe de profissionais capacitados e experientes, aptos a orientá-lo a respeito das soluções iniciais que mais se adequem às necessidades de seu negócio. Isso favorece muito a primeira etapa do ciclo de vida de seus ativos de TI: a implementação das soluções.

Atualizações instantâneas e manutenção facilitada

Uma arquitetura baseada em cloud computing pode receber atualizações instantaneamente e novas tecnologias são disponibilizadas ao cliente sem a necessidade da aquisição de um novo hardware. Além disso, soluções na nuvem são flexíveis, sendo possível aumentar sua capacidade de armazenamento e processamento de dados a qualquer momento de acordo com a demanda de sua empresa.

Novamente, a configuração e atualização dos sistemas de seu ambiente corporativo podem muito bem ficar a cargo da fornecedora de serviços gerenciados de TI, o que facilita a vida do gestor e lhe dá maior produtividade para lidar com outras questões internas de seu negócio. Com isso, facilita-se a segunda etapa do gerenciamento do ciclo de vida dos seus ativos de TI: as manutenções e as atualizações.

O fim da obsolescência

Optando por uma infraestrutura de TI em cloud computing é eliminada a terceira etapa do ciclo de vida dos ativos de TI: o descarte sustentável. Afinal, a nuvem está sempre atualizada, não sendo necessário se desfazer de equipamentos antigos ou soluções desatualizadas. Com seus processos de missão crítica rodando na nuvem e contando com a parceria certa para a gestão dos ativos de TI fica bem mais fácil ter acesso às novidades tecnológicas e manter o nível de competitividade de sua empresa.

A parceria ideal para o seu negócio

Em suma, o que a tecnologia de cloud computing faz é facilitar a vida de quem faz a gestão de infra de TI na hora de automatizar a maior parte do gerenciamento do ciclo de vida de seu ambiente corporativo — desde a implementação até as atualizações, o profissional pode contar com a ajuda de seu fornecedor e moldar sua infraestrutura de acordo com a necessidade.

Conheça as soluções de Cloud Computing Corporativa e Suporte Gerenciado da CorpFlex, e venha bater um papo conosco para descobrir como podemos ajudá-lo. Além disso, caso queira saber mais sobre como a computação nas nuvens pode fazer com que sua empresa reduza os gastos com TI, clique aqui e baixe nosso ebook gratuito “Como sua empresa pode reduzir os custos com Operação de TI”.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa