Como garantir que seu time tenha alta performance em TI?

  • Compartilhar

 

*Marcos Andrade

Todas as profissões evoluem ao longo do tempo, mas na área de tecnologia da informação esse movimento tem sido muito mais intenso e perceptível nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pela Deloitte, quatro elementos tem moldado o novo profissional de TI: liderança e talento, relacionamentos, prioridades de negócios e de investimentos. Não somente as tecnologias mudam, mas as necessidades e objetivos das empresas também. Assim, encontrar os profissionais certos para montar equipes de alto desempenho em TI pode ser muito difícil.

Neste cenário, o setor de TI deve ser inovador e buscar sempre produtividade e rapidez nas soluções de problemas, otimizar rotinas e projetos da equipe, com foco no resultado para o negócio. Para formar o time ideal, o CIO precisa ter claro:

1) Quais são os objetivos do negócio e como o departamento pode contribuir;

2) Quais são as competências que devem compor essa equipe para atingir tal resultado;

3) Quais habilidades já existem e quais quais precisam ser adquiridas;

4) Qual é o orçamento para formar esse time inovador.

Para propor medidas que contribuam para o cumprimento das metas da empresa, o CIO precisa conhecer a fundo o negócio da companhia e entender quais ações devem ser tomadas, garantindo que estejam diretamente alinhadas aos objetivos da organização. Ao apresentar um projeto de TI perante a diretoria é preciso falar a linguagem do negócio e fugir do “tecniquês”. Ao constatar que a empresa precisará de uma reestruturação no parque tecnológico para atender às novas demandas, por exemplo, será preciso expor como as áreas de negócio vão se beneficiar do investimento.

O departamento de TI contribui com o negócio também quando inspira confiança para os demais setores (clientes internos). Por isso, a sua gestão de equipes de TI deve estar atenta ao trabalho de cada integrante, desde o assistente de help desk, passando pelo especialista em projetos de TI e chegando ao gerente. Se houver algum problema, como a queda de um link, os clientes internos da empresa precisam ter a tranquilidade de saber que a equipe de TI resolverá o assunto com a máxima eficiência.

Uma equipe de alta performance em TI se constrói com objetivos claros e com a identificação dos recursos necessários para chegar nos resultados esperados. Avaliando em cada um deles, evidenciam-se as habilidades exigidas para cada membro da equipe. Se essas habilidades não estão presentes no time atual,  precisam ser desenvolvidas ou adquiridas, por meio de novas contratações.

Investir em capacitação constante, treinamento e certificações específicas  para manter equipes de alto desempenho em TI requer investimentos frequentes em recursos humanos, o que pode ser um desafio. Afinal, o orçamento da área sempre está aquém das necessidades do CIO, não é mesmo?

Uma excelente alternativa para o líder, então, é buscar um parceiro de outsourcing de TI, que garanta um time de ponta, constantemente atualizado e capacitado, dentro de um custo flexível e escalável para que o CIO possa ter tempo para fazer a adequada gestão das equipes de TI.

Um parceiro especializado pode oferecer toda a infraestrutura de cloud corporativa necessária para a evolução da companhia e disponibilizar serviços específicos (como acesso seguro e suporte gerenciado), realizados por profissionais experientes e qualificados. Dessa maneira, o CIO garante a disponibilidade dos sistemas de missão crítica e do ambiente tecnológico, enquanto a equipe interna de TI foca sua atuação em ações mais estratégicas para o core business da empresa.

O parceiro ideal oferece um time dedicado e disponível para a sua empresa que atua com total proximidade partilhando os desafios que seu time enfrenta no dia a dia e buscando soluções para um melhor desempenho da área. Além disso, ele também precisa apresentar um checklist de crise, mostrando como é a atuação em caso de alguma falha.

Lembre-se que, o CIO é o maior responsável por fazer a inovação acontecer em uma empresa e pode trazer ganhos imensos para o negócio tomando as decisões certas. Ele precisa selecionar profissionais e parceiros adequados às necessidades da empresa para garantir mais produtividade, competitividade e redução de custos , sempre. Trabalhando com equipes de alto desempenho em TI o CIO tornará a TI estratégica e indispensável para os negócios!

*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

Conheça agora os 10 critérios mais importantes para selecionar um fornecedor de cloud e dê este importante passo de liderança e gestão de TI. Clique Aqui.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa