Como a tecnologia pode ajudar sua empresa a ser inovadora

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Muitos empresários utilizam um argumento clássico na hora de se negar a reinventar seu modelo de negócio ou a abraçar a transformação digital: eles afirmam que sua empresa é uma marca tradicional, fundada há dezenas de anos, e que “essa coisa toda de inovação” é algo limitado somente às startups. Essa mentalidade, a um primeiro momento, pode até parecer sensata. Afinal, as companhias que estão sendo fundadas agora estão nascendo em plena era de popularização tecnológica e mudanças nos hábitos de consumo, sendo natural que elas aproveitem essas tendências para obter vantagem competitiva.

Porém, engana-se quem pensa que apenas uma startup deve ser inovadora. Independentemente de seu porte, idade e ramo de atuação, qualquer empresa precisa inovar caso queira continuar relevante no mercado. É justamente com a constante abertura de novos empreendimentos disruptivos que você consegue inovar e se reinventar para manter um alto nível de competitividade, reaprendendo a compreender, conquistar e fidelizar a sua clientela.

Inovação centenária

Quer uma prova de que até mesmo as empresas mais tradicionais precisam usufruir da inovação? Então basta estudar o caso da Xerox, uma multinacional fundada em 1906 e que popularizou as fotocópias — que até hoje são muito utilizadas ao redor do mundo. Por mais que estejamos falando de uma marca com mais de 100 anos, a Xerox percebeu os benefícios da computação nas nuvens e resolveu tirar proveito do conceito tecnológico para oferecer serviços diferenciados ao seu público.

E foi assim que nasceu o Xerox Cloud Print, tecnologia que lhe permite realizar impressões remotamente, a partir de qualquer dispositivo móvel, mesmo longe de seu escritório. A solução utiliza servidores na nuvem da própria empresa para a transferência e processamento dos documentos — afinal,se a marca estivesse focada até hoje nas fotocópias, ela com certeza não seria mais relevante em um mercado altamente competitivo.

Outro caso interessante é o da Western Union, uma empresa fundada em Nova Iorque (EUA) em 1851 e atua no setor financeiro. Tendo nascido no segmento de comunicações (seu aposentado serviço de envio de telegramas foi, durante muito tempo, o mais famoso nos Estados Unidos), a marca vem se reinventando ao longo dos anos e hoje em dia tem uma receita anual de aproximadamente US$ 6 bilhões, graças ao seu inovador sistema de envio e recebimento de dinheiro ao redor do mundo.

A chave é a tecnologia!

A tecnologia é algo essencial para a criação de um ambiente propício à criatividade. O uso de soluções retrógradas e de uma infraestrutura deficiente não permite que uma empresa abrace a transformação digital, impedindo mudanças em seu modelo de negócio. Por isso é tão importante contar com, por exemplo, um serviço de terceirização de TI, através do qual o empreendedor passa a ter uma equipe de especialistas sempre atualizados com as últimas inovações tecnológicas cuidando de sua estrutura computacional.

O outsourcing de TI também traz outras vantagens: permite que sua companhia desfrute de soluções tecnológicas de ponta, reduz custos com infraestrutura local (tal como a necessidade de investir em hardware periodicamente), garante maior flexibilidade ao seu negócio e disponibiliza um ambiente corporativo muito mais seguro. Com tudo isso, fica mais fácil acompanhar o ritmo das startups e desfrutar de inovações que mantenham o seu empreendimento relevante no mercado.

O parceiro certo para você inovar

A CorpFlex é uma empresa especializada em prover soluções tecnológicas para ajudar empreendimentos a superar seus desafios. Oferecemos serviços de computação nas nuvens, acesso seguro e outsourcing de TI, oferecendo um time de profissionais altamente capacitados para cuidar de sua infraestrutura computacional. Quer saber mais sobre como a terceirização de serviços de TI pode ajudar a sua empresa? Então conheça as soluções que a CorpFlex oferece para você e entre em contato com a nossa equipe para que possamos entender como podemos auxiliá-lo!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa