Confira as 5 principais tendências de transformação digital

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Já falamos bastante sobre transformação digital em postagens anteriores, e, inclusive, explicamos como esse processo é importante tanto para otimizar o fluxo de trabalho das empresas quanto trazer mais resultados através do uso de novas tecnologias. Essa é uma tendência inevitável, da qual você não pode fugir — seja o seu empreendimento uma pequena, média ou grande empresa.

Porém, por mais que o mundo não pare de falar sobre transformação digital (e como a cloud computing está acelerando esse processo), muita gente ainda tem dúvidas sobre os reais conceitos tecnológicos que estão alavancando essa revolução — e, principalmente, como fazer uso deles para trazer mais resultados ao seu negócio. Afinal, o que está causando a transformação digital e como podemos usá-la para alavancar um empreendimento?

1) Hiperconectividade

A Internet das Coisas (IoT) chegou para ficar. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto IHS, teremos nada menos do que 75,4 bilhões de dispositivos conectados até o ano de 2025. Torna-se cada vez mais difícil encontrar um cidadão que não possua aparelhos móveis ou produtos em sua casa que estejam conectados à internet. Graças ao advento dessas tecnologias, estamos gerando e compartilhando um número cada vez maior de dados, possibilitando novos modelos de negócio e permitindo que as marcas se relacionem com o consumidor de um jeito totalmente novo.

2) Supercomputação

Se antigamente era muito caro contar com uma infraestrutura computacional de alta potência, hoje em dia não há desculpas para estar atrasado nesse quesito. A supercomputação — ou seja, o uso de hardware para processamento e armazenamento de dados em alta escala — está cada vez mais simples e acessível, e grande parte disso é graças à…

3) Cloud computing

Você não precisa mais investir rios de dinheiro em servidores e máquinas próprias para executar aplicações corporativas, realizar backups ou analisar dados. As soluções de cloud computing estão aí para eliminar barreiras e reduzir custos, oferecendo estruturas computacionais de alto desempenho e escaláveis por um preço flexível. A computação nas nuvens abre portas para novas possibilidades de trabalho, especialmente para as PMEs.

4) Mundo inteligente

Olhe ao seu redor: vivemos em uma realidade com sensores espalhados por todos os cantos, robôs fazendo tarefas triviais, impressoras 3D revolucionando a manufatura e inteligência artificial se tornando cada vez mais comum. Neste mundo conectado e inteligente, os produtos e serviços tradicionais darão lugar à novos modelos de negócio condizentes com tais tendências. Basta lembrar, por exemplo, como o Uber e a AirBnB revolucionaram o setor de transporte e hospitalidade, abraçando o conceito de economia colaborativa.

5) Cibersegurança

Não estamos mais falando de vírus que lhe impedem de mexer no computador ou coisa do gênero. Hoje em dia, as preocupações com segurança cibernética são mais sérias: roubo de dados e informações sigilosas, espionagem industrial ou governamental, modificações de bancos de dados inteiros e assim por diante. Empresas que investem em proteger sua infraestrutura computacional contra riscos que possam afetar o usuário final (como soluções de Acesso Seguro) terão uma melhor reputação no mercado, e soluções de cibersegurança se tornarão uma preocupação constante para gestores de TI na transformação digital.

Usando a tecnologia a seu favor

Transformação digital é, a grosso modo, o uso de tais tendências tecnológicas para angariar mais vantagem competitiva dentro do mercado. Observando esses cinco pilares, podemos dizer que melhores resultados podem ser obtidos por meio do seguinte ciclo de trabalho:

  • Conversão de dados em insights: toda a informação recolhida e acumulada pela sua marca deve ser processada e formatada como relatórios inteligentes, que indiquem oportunidades, fraquezas e demandas do seu público;
  • Conversão de insights em ações: uma vez definidas as oportunidades, fraquezas e demandas, é necessário planejar e executar ações para ganhar vantagem competitiva;
  • Conversão de ações em resultados: finalmente, você reinventa seu fluxo de trabalho e seu modelo de negócio, adequando-os à nova realidade do mundo e atendendo aos desejos de sua clientela ou até se antecipando a eles.

Obviamente, o processo de transformação digital não é algo simples, e, por isso, é muito importante ter um parceiro de cloud computing que lhe ajuda a entender melhor as novas ferramentas disponíveis no mercado e que saiba como utilizá-las para efetivamente trazer mais resultados ao seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto, confira outros artigos em nosso blog e conheça mais a fundo como essa revolução pode ajudá-lo a crescer.

*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa