CorpFlex e SolarWinds: monitoração com agilidade e transparência

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Nada tira mais o sono do CIO do que pensar que o ambiente de TI da sua empresa pode estar perigosamente no limite. A monitoração da disponibilidade e da capacidade de servidores, de storages (armazenamento) e de pacotes de conectividade contratados é uma grande preocupação dos gestores de TI. Pensando nisso, a CorpFlex se uniu a uma das líderes no Quadrante Mágico do Gartner para Monitoramento e Diagnóstico de Desempenho de Rede (NPMD), a americana SolarWinds, para disponibilizar ao mercado um suporte gerenciado de alto nível.

Segundo o Gartner, “o objetivo das soluções para Monitoramento e Diagnóstico de Desempenho de Rede (NPMD) não é apenas monitorar o tráfego da rede e infraestrutura para facilitar a resolução de interrupções e degradação, mas também identificar oportunidades de otimização de desempenho”. A solução de monitoração da CorpFlex, apoiada pela plataforma da SolarWinds, fornece uma visão abrangente de falhas de rede, de desempenho, de disponibilidade e de latência, para identificar, priorizar e resolver problemas de rede de modo mais eficaz, antes que eles afetem o desempenho do aplicativo, dos usuários finais e das empresas.

Alertas automáticos para uma ação rápida e eficaz

A partir da configuração de thresholds — parâmetros que servem de referência para acionar alertas do sistema, customizáveis por clientes —, são abertos chamados automáticos na central de suporte gerenciado da CorpFlex para qualquer evento que saia do padrão limítrofe determinado. A partir disso, um técnico da CorpFlex verificará o que está ocorrendo antes que o servidor ou o link da internet fique indisponível.
Os clientes também são notificados via email, telefone e SMS e podem indicar qual tipo de alerta vai para qual profissional ou equipe responsável. Esta monitoração consegue analisar, ainda, os incidentes de forma mais assertiva, mitigando falsos alertas que necessitariam de uma atuação corretiva de técnicos.
Agilidade e transparência no acompanhamento dos eventos

Além disso, os clientes têm acesso integral ao portal de monitoramento de rede da CorpFlex, podendo visualizar de forma fácil e em tempo real em dashboards (painéis de controle) todos os parâmetros estabelecidos nos SLAs (Níveis de Acordo de Serviço). É possível, por exemplo, verificar se um componente de um data center, seja ele memória, disco ou CPU, é o responsável pela lentidão ou queda de um sistema ou quanto tempo o servidor ficou disponível.
No caso de links de internet, o cliente consegue monitorar o nível de disponibilidade por site, filial, operadora de telecom. Com isso, caso determinada operadora não esteja atendendo à disponibilidade contratada, também é acionado um alerta para que a telecom seja notificada e corrija o problema ou desconte o valor devido.
Histórico de eventos para previsão de demanda e oportunidade de melhorias

Os clientes também têm disponível neste ambiente de monitoramento de rede toda a análise do histórico dos eventos. Dessa forma é possível ao gestor de TI prever a demanda futura e avaliar riscos para manter o ambiente saudável e dimensionar os investimentos para possíveis atualizações e melhorias.

Acesse também o ebook: Como uma Atuação Inovadora ajuda a área de TI a ser mais Estratégica.

Com a solução de monitoração da CorpFlex suportada pela ferramenta da SolarWinds, os clientes podem:

  • Obter análise do uso de largura de banda da rede em tempo real para solucionar problemas de desempenho.
  • Reduzir interrupções de rede e melhorar o desempenho
  • Solucionar problemas de aplicativos antes que eles se transformem em incidentes
  • Ter monitoramento, análise e otimização do desempenho de banco de dados
  • Ter monitoração da capacidade e desempenho de armazenamento

Como foi visto, a monitoração é um dos pontos mais importantes na administração de ambientes de TI e contar com a expertise da CorpFlex para um suporte gerenciado de qualidade faz a diferença, tornando seu sono mais tranquilo.

Entre em contato. A CorpFlex está sempre à disposição para auxiliá-lo na solução de TI mais adequada para a sua empresa.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa