Descubra como cloud computing reduz significativamente os custos da sua empresa

  • Compartilhar

 

É prioridade para você manter a alta qualidade e o nível de excelência dos serviços de TI ao menor custo possível, certo?

Frente à pressão por baixar os custos de TI na sua empresa, aumentar a diversidade e o número de servidores físicos passa a ser indesejado, não é mesmo? Ampliar o parque tecnológico ocasiona um aumento considerável no consumo de energia, custos com manutenção dos servidores, cuidados específicos com a segurança da informação e dos equipamentos, maior espaço físico e profissionais altamente capacitados para gerir a infraestrutura. Uma excelente solução para resolver este dilema, e manter a qualidade dos serviços de TI com menor custo, é partir para a computação na nuvem. Entenda melhor como a cloud computing reduz os custos de TI na sua empresa, com os exemplos abaixo.

  • 1 Virtualização dos servidores

No data center o ambiente é virtualizado, e isso significa que, em um único hardware, são processados inúmeros serviços, aplicações e até mesmo sistemas operacionais. Ainda pode ir além, permitindo que hardwares distintos sejam simulados em um mesmo equipamento.

Por meio da virtualização, você reduz radicalmente os custos com aquisição de equipamentos, espaço físico e consumo de energia.

Agora imagine seu negócio em fase de crescimento e expansão, demandando mais e mais capacidade de processamento das informações. Por meio da virtualização, configurar novos servidores fica muito rápido. Com poucos comandos e configurações, um novo servidor virtual está no ar em questão de minutos. Bem diferente dos servidores físicos, que demandam dias para serem iniciados. Você conta também com a vantagem de independência total do hardware. Cada máquina virtual pode fazer uso de placas, processadores e até sistemas operacionais distintos, permitindo uma rápida migração de hardware, se necessário. Com isso, você economiza na aquisição de novas máquinas físicas pois não precisa se preocupar com custos de migração e reinstalação do ambiente virtual já existente.

  • 2 Equipe de especialista para fazer a gestão do ambiente  

Não é difícil encontrar um ambiente que demande conhecimentos específicos de Oracle, Microsoft, Citrix, Exchange, Banco de Dados entre outros sistemas vitais para a empresa.

Este cenário demanda um conjunto de inúmeros profissionais especialistas no time de tecnologia. Manter estes ótimos profissionais capacitados e treinados, e com um salário à altura é uma tarefa que demanda alto custo e tempo. Pesa bastante no orçamento!

Com a adoção da cloud computing, este time de especialistas de TI pode ser compartilhado, provendo um atendimento de alto nível com custos mais justos ao seu orçamento. Os provedores oferecem a você um serviço de gestão que conta com uma equipe de atendimento com know-how em diferentes tecnologias e plataformas,  em constante capacitação.

  • 3 Estrutura física para abrigar os servidores 

Outro aspecto que vai trazer uma economia significativa é o compartilhamento da estrutura física que abriga os servidores. Ar condicionado, prédio, estrutura de segurança do prédio do data center,  recursos contra incêndio e desastres naturais, rede de energia elétrica e geradores, no-break e sistema de segurança.

Todos estes itens devem receber manutenções preventivas regularmente, para manter os servidores funcionando em alta performance, demandando mão-de-obra muito especializada e cuidados minuciosos. Quando você adota a cloud computing consegue dividir este custo e economiza nas contas de luz e manutenção de equipamentos.

Sem necessidade investir em compras de equipamentos, o custo com TI varia de acordo com os serviços utilizados e você amplia seus contratos em períodos de alta demanda. Sem aumento de custos fixos.

Com a adoção da cloud e escolhendo um provedor de alta qualidade, sua empresa ganha em tecnologia de ponta e reduz significativamente os custos com pessoal, manutenção da infra-estrutura dos servidores e aquisição de equipamentos. Você e sua empresa vão se beneficiar de vantagens incríveis!

 

Leia mais no Blog:

É fácil ter os melhores profissionais administrando seu ambiente tecnológico em cloud computing. Saiba como!

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa