Dicas para manter seu banco de dados seguro e íntegro

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Um funcionário deletou uma base de arquivos. Uma sobrecarga de energia “queimou” o disco do servidor. Uma enchente inundou a sede da sua empresa. Todas estas situações são riscos reais que podem comprometer a integridade do banco de dados da empresa. Aí você pode pensar: eu tenho um bom sistema de backup, então estou tranquilo. Ok, você salvou os dados, mas parou para pensar em como resgatar as informações, documentos, planilhas, aplicativos, em meio a uma massa gigantesca de arquivos e colocá-los novamente disponíveis aos usuários? Não dá para pensar em uma correta gestão de infraestrutura de TI sem uma estratégia de restore (restauração ou recuperação) ágil e eficiente.

Restore: como recuperar o seu banco de dados

Para se preparar para responder com eficiência a uma falha ou desastre na sua infraestrutura de servidores e retomar às atividades em tempo hábil, backup e restore são fundamentais. Se você faz backup mas não têm processos e ferramentas que garantam o restore, precisa pensar em incluir esta estratégia na gestão do ambiente de TI da sua empresa.

Única forma de manter seus dados protegidos, na estratégia de backup devem ser  definidos o tipo e a frequência, as características e a velocidade do hardware exigido, como serão testados, além de onde e como a mídia de backup deve ser armazenada (incluindo considerações de segurança). Para o restore, é preciso definir quem é responsável por sua execução e pelo  atendimento das metas de disponibilidade do banco de dados, minimizando  a perda de dados.

O desenvolvimento de uma estratégia de backup e recuperação eficaz requer planejamento, implementação e teste cuidadosos. Devem ser considerados:

  • Os requisitos para disponibilidade e proteção contra perda de dados;
  • O tamanho e as características do banco de dados, como os padrões de uso, a natureza de seu conteúdo;
  • Restrições de recursos, como hardware, pessoal, espaço para armazenagem de mídia de backup, a segurança física da mídia armazenada.

Suporte Gerenciado de TI: backup e restore com mais eficiência e menos custos

Processos e ferramentas de restore oferecem uma proteção essencial para dados críticos armazenados. E o gestor de TI não está sozinho nesta empreitada. A partir de uma estratégia bem desenhada e contando com um parceiro de Suporte Gerenciado de TI é possível obter restaurações mais rápidas, quase de forma imediata.

 

Case Grupo Santamália

O Grupo Santamália — um dos maiores complexos de saúde da região do ABC Paulista —, necessitava hospedar seu sistema de ERP TASY em um ambiente de TI que oferecesse alta disponibilidade e que pudesse garantir segurança dos dados para os seus 16 servidores de aplicação, um servidor de banco de dados e ainda pudesse suportar a expansão e crescimento da empresa.

“Optamos pela solução de cloud corporativa da CorpFlex por apresentar a melhor relação custo-benefício. O suporte gerenciado, tecnologia de ponta e uma infraestrutura escalável foram fatores decisivos no processo de escolha”, afirmou Daniel Rocha, gerente de TI do grupo.

Além de migrar o ERP para a nuvem privada, a CorpFlex também provê para este cliente suporte 24×7 com segurança, backup, restore monitoração e relatórios gerenciais.

Uma estratégia de backup e restore bem planejada minimiza o risco de perda de dados e maximiza o uptime, ou seja, a disponibilidade dos dados para que não ocorra a descontinuidade ou interrupção dos processos da empresa. Faça como o Grupo Santamália. Conte com a CorpFlex para ajudar a sua empresa a melhorar a gestão da infraestrutura de TI e garantir a excelência do acesso às aplicações de missão crítica.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa