Entenda o que é firewall e saiba como escolher o melhor para a sua empresa

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

A esta altura do campeonato, todo gerente de TI sabe que ter um firewall gerenciado é algo importante para proteger dados corporativos e garantir o bom funcionamento da infraestrutura empresarial. O problema é justamente como escolher uma solução que se adeque às necessidades de seu negócio e como mantê-la sempre atualizada e sempre alerta para potenciais ameaças de quebra de segurança. Já pensou que o firewall como serviço pode ser a solução ideal para manter a segurança dos dados da sua empresa? Conheça um pouco mais sobre esta solução fundamental para manter os sistemas de missão crítica da sua empresa mais protegidos.

O que é um firewall?

Considerada uma peça fundamental para uma arquitetura de acesso seguro  eficiente, um firewall é uma solução que, através da definição de regras, regula a entrada e saída de pacotes de dados dentro de uma rede, seja ela pessoal ou corporativa. Isso impede, por exemplo, o vazamento de arquivos e informações confidenciais, a entrada de vírus de computador ou o esgotamento da banda através de aplicações desnecessárias ao ambiente de trabalho.

Para ter uma ideia melhor sobre como um firewall funciona, imagine quantas portas de entrada e de saída existem em uma rede corporativa. Os colaboradores enviam e recebem emails, trocam arquivos, acessam aparelhos celulares, utilizam softwares diversos conectados à internet e assim por diante. A solução de firewall permite que o gestor de TI possa monitorar todas essas portas de forma proativa, identificando eventuais ameaças antes que elas causem alguma dor de cabeça.

Como escolher o melhor firewall?

Na maior parte das vezes, as empresas recorrem por soluções de firewall tradicionais — ou seja, aquelas que são adquiridas uma só vez, seja na forma de hardware quanto de software. Porém, essas ferramentas clássicas apresentam algumas desvantagens, como a necessidade de ter profissionais especializados em segurança da informação para seu gerenciamento e a dificuldade de reciclá-las na hora em que for preciso escalar seu poder de processamento.

É aí que entram os benefícios do firewall gerenciado. Você assina a solução como um serviço terceirizado e conta com uma estrutura completa, composta não apenas por softwares constantemente atualizados, mas também por uma equipe multidisciplinar especializada capaz de monitorar o fluxo da sua rede e responder de forma proativa a eventuais ameaças.

Mais segurança com mais disponibilidade

Mas engana-se quem pensa que um firewall gerenciado só deve ser usado para proteger uma infraestrutura de TI contra vírus e criminosos cibernéticos. A solução também é importante para realizar o balanceamento de links — ou seja, definir as aplicações dentro da rede que devem receber mais banda de internet e que têm prioridade sobre outros usos da web.

Graças aos relatórios automatizados que podem ser extraídos de um firewall, o gestor de TI é capaz de entender onde os links de sua telecom estão sendo mais usados e definir regras para que não haja quedas na internet ou lentidão no uso de softwares críticos para o seu negócio, deixando tarefas como acesso à redes sociais, em segundo plano. Isso otimiza o uso da rede corporativa e traz mais produtividade aos colaboradores.

Escolha o parceiro certo para o seu firewall gerenciado

Segurança na web é um assunto sério e que demanda um estudo minucioso sobre as características de seu negócio. Sendo assim, o mais recomendado é utilizar uma consultoria especializada e recorrer a um serviço de firewall gerenciado, tendo um parceiro de TI que o ajudará a criar um ecossistema de segurança para sua infraestrutura.

Conheça mais a fundo as soluções de Acesso Seguro e Firewall Gerenciado oferecidas pela CorpFlex. Diversos clientes já estão protegendo seus ambientes virtuais com nossas ferramentas em nuvem. Venha conversar conosco e solicite uma proposta comercial.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa