Firewall gerenciado como serviço: confira 6 vantagens da sua utilização

  • Compartilhar

 

A utilização de um firewall gerenciado como serviço tem trazido muitos ganhos para empresas dos mais diversos setores. Não foi diferente no Grupo Jorlan, rede de concessionárias  multimarcas (Chevrolet, Honda, Renault, Ford, Harley-Davidson) com 19 lojas localizadas no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Adotado há 10 meses pela empresa, as vantagens do firewall gerenciado incluem, além da contratação como um serviço prestado por um terceiro, atualização constante, proteção efetiva e foco nos negócios. Economia também faz parte dos benefícios: a empresa espera cortar em 50% os custos com readequação dos links de internet.

Confira abaixo seis aprendizados e incentivos observados pelo gerente de TI Ronivon Cruz, além de algumas diferenças entre firewall tradicional e firewall gerenciado:

#1 Superioridade

O Grupo Jorlan já usava firewalls, mas que não atendiam às necessidades e expectativas do gestor. Eram firewalls montados em máquinas com Linux e plataforma iptables – um filtro de pacotes instalado por padrão no sistema operacional Linux.

Raramente era atualizado ou somente quando a equipe tinha tempo ou percebia algo estranho. Hoje, com a utilização de um firewall gerenciado como serviço, as atualizações são diárias e realizadas em tempo real.

#2 Terceirização eficaz e foco no negócio

Hoje a equipe é dedicada apenas em cuidar da infraestrutura de TI. Agora o time deixou de cuidar do firewall e passou a se dedicar a outras demandas relacionadas ao negócio. Todo o gerenciamento é realizado pela equipe da empresa escolhida para assumir a tarefa, que monitora e fica atenta a possíveis ameaças.

#3 Confiar na segurança de um firewall gerenciado como serviço

As diferenças entre firewall tradicional e firewall gerenciado são grandes. Entre elas é possível citar a facilidade de atualizações (que são realizadas pela empresa contratada) em caso de um ataque ou tentativa de invasão. Como já dito acima, ele é provido de ferramentas que são atualizadas em tempo real, impedindo essas tentativas de acesso indevido.

Outra vantagem do firewall gerenciado é que ele possui uma solução de segurança embarcada que oferece uma proteção maior à rede. Além disso, combina diversas funcionalidades e aplicações como antivírus, antispam, otimizador de tráfego, Sistema de Detecção de Intrusão (Intrusion Detection System – IDS, na sigla em inglês) e  , Sistema de Prevenção de Intrusão (Intrusion Prevention System – IPS, na sigla em inglês) entre outros.

#4 Controle acima de tudo e melhor comunicação

O controle de um firewall gerenciado como serviço é mais intuitivo e fácil. As ferramentas a que se têm acesso hoje provêem uma visão em tempo real do que está  acontecendo na rede no momento. Ronivon Cruz e seu time são capazes de visualizar os protocolos que trafegam na rede e checar, em tempo real, a navegação de toda empresa, assim, conseguem minimizar os riscos e vulnerabilidades de segurança expostos na internet.

Dessa forma fica fácil perceber se está havendo algum acesso a páginas proibidas pelas políticas da empresa, se está passando algo diferente do usual. Outra vantagem é a possibilidade de agregar os links e fornecer uma comunicação segura entre todas as unidades.

#5 Balanceamento, redundância dos links e economia

Os firewalls gerenciados utilizados pelo Grupo Jorlan também garantem o balanceamento do tráfego de rede, redundância e disponibilidade dos links de comunicação independente da sua tecnologia (MPLS, xDSL ou Internet IP dedicado) entre a matriz e suas unidades.

Na prática, se uma loja conta com três links, somam-se a capacidade de todos eles. Se um deles cair, o ambiente continua funcionando sem nenhum problema ou perda utilizando a redundância dos dois outros que estão ativos. Esse mecanismo dá a segurança de que o negócio sempre estará ativo, com as redes interligadas.

Hoje a infraestrutura é composta por um link principal, uma rede MPLS que interliga quase todas as unidades da rede, além de links de rede IP dedicado e internet ADSL, formando redundância. Cada uma das lojas conta com pelo menos dois links ativos, formando uma grande rede privada de comunicação entre as lojas.

A expectativa é reduzir em 50% o custo de internet, já que atualmente -– por conta da rede privada – as redes MPLS (mais caras e seguras) não estão sendo usadas como deveriam. A tendência é serem trocadas por redes, que são mais baratas e com maior largura de banda.

#6 Desempenho superior

O desempenho de um firewall gerenciado como serviço é muito melhor. Hoje é muito mais fácil trabalhar em uma rede, as aplicações rodam com mais performance e confiabilidade.

Antes não havia uma agregação de links. Agora é possível incorporar os diversos links, aumentando de capacidade de tráfego de dados em uma única Rede Privada Virtual (Virtual Private Network – VPN, na sigla em inglês).

Conheça mais sobre o Grupo Jorlan

Em 1946, o Grupo Jorlan lançou-se no mercado automotivo ao inaugurar sua primeira concessionária Chevrolet no interior de Goiás. Com o reconhecimento alcançado já nesse primeiro momento, seguiu no ramo em plena expansão, abrindo novas lojas nos anos seguintes, em diferentes regiões.

A empresa tem como objetivo garantir ainda mais satisfação e suporte aos consumidores.  Atualmente são 19 concessionárias localizadas em Goiânia, Brasília e Belo Horizonte.  

Quer que sua empresa tenha os mesmos benefícios do Grupo Jorlan? Não perca tempo e procure os especialistas em Firewall Gerenciado da CorpFlex!

 

Quer saber mais sobre Firewall e segurança, leia o ebook “Como uma Atuação Inovadora ajuda a área de TI a ser mais Estratégica”

 

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa