Firewall gerenciado como serviço X firewall tradicional: entenda as diferenças

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*Por Marcos Andrade

De acordo com dados divulgados recentemente pela Microsoft, o número de ameaças virtuais vem crescendo exponencialmente — estima-se que, a cada semana, são efetuados 700 mil ataques tanto contra pessoas físicas quanto contra empresas. A situação piora quando percebemos que, em muitas companhias de pequeno a médio porte, a área de TI não conta com especialistas em segurança cibernética, o que torna o ato de proteger sua infraestrutura computacional uma tarefa bastante desafiadora.

Neste cenário, o firewall as a service — também conhecido como firewall gerenciado como serviço — se mostra uma das melhores soluções para quem deseja proteger seu ecossistema corporativo de forma simples e acessível. Ele apresenta uma série de benefícios caso comparado com um firewall tradicional, que geralmente é utilizado em residências para proteger uma ou apenas duas máquinas.

O que é firewall?

Vale lembrar, antes de tudo, o que é e para que serve um firewall. Esse termo estrangeiro (que pode ser traduzido como “parede de fogo”) refere-se a soluções tecnológicas, tanto de hardware quanto de software, construída especificamente para proteger uma máquina, um servidor ou toda uma rede local contra ameaças cibernéticas, sejam elas automatizadas (como vírus ou spywares) ou manuais (ataques de cibercriminosos).

O firewall age estipulando regras de tráfego dos dados que entram e saem de sua rede, escolhendo o que deve ser recebido e o que deve ser enviado para a web. Dessa forma, é possível identificar vazamentos de dados, bloquear determinadas aplicações que estejam usando banda em excesso e balancear seus links de internet, dando mais agilidade aos processos que são realmente críticos ao seu core business.

Ineficácia das soluções tradicionais

Muitas empresas ainda estão apegadas ao modelo tradicional de firewall, ou seja, aquele que é instalado e executado localmente na infraestrutura computacional da rede corporativa. Porém, tal solução se mostra desatualizada frente às inovações tecnológicas que vêm surgindo nos últimos tempos. Com o advento da cloud computing, o firewall tradicional passou a apresentar certas desvantagens estratégicas.

Primeiramente, adquirir uma solução de firewall local significa fazer um alto investimento inicial em hardware e software, algo que, em tempos de crise, nem todo empreendedor está disposto a fazer. Mas só isso não basta — por mais que muitas empresas tenham um firewall local, poucas investem em capacitação de seus funcionários ou no recrutamento de especialistas em segurança cibernética, os únicos capazes de utilizar a ferramenta da forma mais apropriada.

Vantagens do firewall gerenciado como serviço

Um firewall gerenciado como serviço é uma solução gerenciada remotamente, tendo um custo estipulado no formato de um serviço. Isso significa que, em vez de fazer um investimento inicial alto com a compra de hardwares e softwares, o gestor de TI pode cortar custos fazendo uma assinatura mensal da ferramenta. A economia de se escolher um firewall gerenciado em comparação com um firewall tradicional é a principal vantagem desse método.

Indo além, ao contratar um firewall gerenciado como serviço, você estará contratando também uma equipe especializada e experiente, que sabe operar a solução e poderá monitorar sua infraestrutura computacional em tempo real, reagindo de forma proativa caso surjam ameaças à rede. Além disso, esse formato é mais flexível e escalável — é possível adquirir mais capacidade de processamento de acordo com a demanda e crescimento do seu negócio.

Por fim, precisamos também lembrar da questão da disponibilidade. Seu parceiro de um firewall gerenciado como serviço pode garantir um uptime de até 99%, visto que tais fornecedores contam com confiáveis estratégias de backup e energia elétrica redundante, tal como links reserva de internet. Essa é uma infraestrutura que, caso você tentasse replicar localmente, implicaria em custos astronômicos.

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