Gartner: cloud computing é mais segura que on premises

  • Compartilhar

Fonte: Computerworld Outubro de 2014

Perguntas referentes à segurança da informação sempre surgem quando uma empresa se reúne com um fornecedor para avaliar a adoção de uma tecnologia em cloud conputing. “Ao contrário do que se acha, cloud computing é mais seguro que soluções on premises”, afirma Daryl Plummer, vice-presidente do Gartner, que diz mais: “Mas isso não significa que é algo que deva ser desconsiderado”.

Naopinião do especialista, o grande ponto reside na privacidade dos dados, que ele aponta como o “real desafio”, em relação ao tema. A reação mais direta do mercado em relação a isso vem com muitos provedores construindo estruturas de processamento ou buscando parcerias com data centers para prover acesso local aos dados e reduzir preocupações dos consumidores.

Aprendizados   Apesar de ter avançado bastante nos últimos anos, o conceito de computação em nuvem ainda deixa muitos executivos de TI reticentes. “O principal mal entendido sobre cloud computing é que uma companhia pode seguir uma única estratégia que serve para a empresa inteira”, comenta Plummer.   O especialista aconselha voltar ao simples. “O que precisa fazer é pegar um serviço de cada vez”, diz, aconselhando partir para adoção do modelo avaliando questões como o nível de serviço a ser considerado, por exemplo. “A maturidade de cloud é uma jornada, não um destino”, conclui.

 

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa