Na SBS Livraria, ERP e e-mail em cloud computing alcançam 30% de melhora no desempenho

  • Compartilhar

Fonte: Informationweek – Julho de 2013

A solução para melhorar a disponibilidade de aplicações críticas, como o ERP e o e-mail, e assim possibilitar a expansão das operações foi a implantação de uma nuvem privada terceirizada para a SBS Livraria. A companhia trabalha com a meta de elevar de 40 para 100 o número de filiais até 2014, e o cenário com um Data Center próprio era um obstáculo.

Conforme conta o diretor de TI da SBS Livraria, Claudio Noronha Filho, a infraestrutura localizada no bairro da Casa Verde, zona norte em São Paulo, sofria com quedas de energia elétrica e demandava muito esforço da equipe de tecnologia. “Isso gerava um custo muito alto e não tínhamos a confiabilidade e a disponibilidade de sistemas. A equipe ficava direcionada na manutenção da infraestrutura e não podia pensar no atendimento a outras necessidades de negócio que agregam mais valor à empresa”, relata.

Além disso, com o plano de mais que dobrar o número de unidades, pensar na expansão da infraestrutura seria um custo por hardware ocioso o qual demandaria um desperdício de recurso. Na visão de Noronha, esse aspecto da cloud é um dos pontos mais importantes e que irá influenciar a decisão de companhias de diferentes segmentos para adotar a cloud computing, classificada como “um caminho natural”.

Com a implementação, que durou pouco mais de um mês, a SBS passou a utilizar o serviço de email Microsoft Exchange oferecido e hospedado pela CorpFlex, além da solução de Service Desk, que disponibiliza uma equipe de especialistas remotos, atendendo em escala 24×7 a demandas de Active Directory e Citrix. A escolha do fornecedor foi diretamente influenciada pelo relacionamento das companhias, que já trabalhavam como parceiras.

“Estamos satisfeitos e já é possível notar uma melhora de cerca de 30% na disponibilidade das aplicações, embora o ganho maior será notado quando nosso crescimento for consolidado. O e-mail, para nós, é um processo crítico, porque todas as notas eletrônicas emitidas usam o sistema de e-mail para serem enviadas”, destaca o executivo.

Sobre a SBS

Fundada em 1985, a SBS se destaca no mercado de editoração, distribuição e venda de livros de idiomas, científicos, técnicos e profissionais, com mais de 50 mil clientes cadastrados e 40 livrarias em diversas cidades brasileiras. O grupo multinacional marca presença também na Argentina e no Peru e é composto por uma rede de livrarias, Editora SBS, Hub Editorial, Distribuidora SBS e loja virtual.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa