No mundo Cloud Computing, negócios levam vantagem sobre TI

  • Compartilhar

Fonte: Convergencia Digital – Fevereiro de 2013

A área de negócios está levando a melhor diante dos departamentos de TI na adoção da computação na nuvem. Segundo dados do estudo sobre o uso de cloud computing nas empresas,  45% das organizações já estão transferindo o papel decisório de implantar ou não cloud computing para quem controla o negócio. A área de TI, apesar de ser ainda o maior impulsionador do uso do modelo, fica com apenas 32%.

O levantamento, que ouviu 460 líderes de TI e diretores de grandes empresas em todo o mundo, mostra que a computação na nuvem veio para ficar, mesmo ainda não sendo um conceito totalmente consolidado. Tanto que oito entre 10 empresas já admitem ter alguma processo no modelo de cloud computing.

Na relação fornecedor x cliente, a pesquisa mostra uma tendência: as empresas não querem ficar presas a um único prestador de serviços – 72% assumem que vão trabalhar com mais de um fornecedor. O estudo também mostra que 40% das organizações preferem soluções de cloud exernas e hospedadas num parceiro. Já 26% admitem que querem a nuvem dentro das suas instalações. O grande ponto crítico continua sendo a segurança – 40% dos entrevistados relatam receio e desconfiança com o modelo para o armazenamento dos seus dados.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa