Novos cargos na TI provam crescente importância da área para os negócios

  • Compartilhar

Empresas hoje precisam de um pequeno exército de gerentes de TI, administradores e técnicos para sair à frente em um mercado cada vez mais competitivo e digital. E a diversidade de cargos é enorme.

A consultoria de tecnologia norte-americana Janco Associates Inc., em seu último manual de postos de trabalho de TI, identificou um total de 273 cargos. Em 1989, quando começou a mapear cargos em tecnologia da informação, a lista tinha cem títulos a menos.

Grande parte dos cargos mapeados reporta para o diretor de TI. O relatório de 2016, que será lançado nesta semana, mostra algo interessante: a crescente importância da área no dia a dia corporativo, observa Victor Janulaitis, executivo-chefe da Janco.

Como o papel da tecnologia nos negócios evoluiu, avalia Janulaitis ao CIO Journal do jornal The Wall Street Journal, o papel que gerentes de TI têm em sistemas core business tem se expandido. Segundo ele, funcionários de front-office de hoje estão envolvidos em decisões de negócios diárias, incluindo criação e gestão de novas fontes de receita.

Veja como exemplo o gerente de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Embora não seja tão comum no Brasil, já é figura presente nas empresas nos Estados Unidos. No manual da Janco de 2016, ele é uma das novas posições adicionados ao catálogo.

A posição de nível sênior, que supervisiona “a implementação e a manutenção de sistemas técnicos de apoio, bem como a transmissão de dados e recuperações de controladores de campo”, reúne capacidades de análise de dados de clientes e outras fontes via internet.

Um dos principais desafios do gerente de IoT, de acordo com o manual, é garantir que altos executivos recebam dados de campo confiáveis que podem “prontamente suportar as operações diárias de negócios da empresa”, diz o manual.

Arquiteto de computação em nuvem, posição adicionada ao guia no ano passado, fornece “liderança técnica e direção na implementação de práticas de computação em nuvem e virtualização na empresa para atender compromissos de nível de serviço.”

Programador Android e gerente de iniciativas verdes também foram acrescentados ao manual de 2016 da Janco. Outros novos títulos nos últimos anos incluem diretor de arte digital, chefe de mobilidade oficial, gerente de fornecedores, desenvolvedores de ERP, analistas de negócios, arquitetos de dados e administradores de segurança.

Fonte: IT FORUM 365

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa