Nuvem privada traz mais segurança de dados e produtividade em TI

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Os principais executivos de diversas empresas como Dell e SAP, por exemplo, já aderiram à corrida como forma de obter mais saúde e melhor performance profissional. E quem pratica corrida também costuma compartilhar um objetivo comum: correr uma maratona com a melhor performance possível.

Vale lembrar que a preparação para alcançar tal objetivo exige tanta disciplina e dedicação quanto gerenciar a TI de uma empresa. É preciso contar com o suporte de profissionais especializados como nutricionistas, fisioterapeutas e médicos. Para se ter uma ideia, na última maratona de São Paulo, em 2016, foram mais de 200 profissionais da área médica e 25 ambulâncias UTIs para suportar o evento.  

Como você tem se preparado para correr a maratona que é o dia a dia do departamento de TI? Assim como o atleta, é fundamental que você tenha suporte especializado para garantir alta performance e rendimento para poder, de fato, atuar de forma estratégica e promover a inovação na sua empresa.

A estratégia aqui é contar com uma nuvem privada, oferecido por um parceiro de TI que disponibilize uma composição de serviços integrados para suporte da infraestrutura de TI e uma equipe multidisciplinar com especialistas em segurança de dados, banco de dados, service desk e SAP Basis, por exemplo. É o fornecedor que deve garantir tecnologia de ponta e atualizada e profissionais habilitados e experientes, além de investir em treinamento e reciclagem da equipe.

Imagine um maratonista tendo que se ocupar com a participação do seu médico no próximo congresso de ortopedia e traumatologia. Complicado, não é mesmo? É a mesma coisa com o gerente de TI. Para manter o foco no core business da empresa é muito melhor gerenciar o desempenho do parceiro por meio de relatórios e SLA (Service Level Agreement) do que envolver o time diretamente em questões operacionais e de baixo valor agregado para o negócio.

Importante sinalizar que o fornecedor jamais deve ser alheio aos desafios que o cliente enfrenta. Ele precisa acompanhar seu “treino” de perto, por isso, a proximidade é fator primordial para que ele faça a diferença na gestão dos sistemas de missão crítica e nos serviços de tecnologia. O parceiro ideal precisa contar com mecanismos de suporte muito eficientes, como um checklist de crise , que vai explicar exatamente quais são as etapas para se chegar à solução de um caso crítico. Tudo isso o deixará seguro em relação à qualidade do serviço prestado e ao suporte que você vai receber.

Como você viu, os benefícios de uma cloud privada vão além da segurança de dados. Quando você conta com um time especialista ao seu lado é possível:

# Reduzir custos com a contratação de mão de obra, treinamento e reciclagem de profissionais;

# Elevar a performance da TI contando com a prestação de serviços por profissionais especializados;

# Garantir foco no negócio, porque já que a cloud corporativa está em boas mãos, o gestor de TI pode se dedicar aos aspectos de gestão e não de execução.

Assim como os atletas buscam apoio para percorrer maiores distâncias e obter melhores resultados, lembre-se de contar com o suporte de um parceiro especialista, capaz de alavancar sua performance como gestor de TI. Somente com esse tipo de apoio você conseguirá colocar o departamento em uma posição estratégica dentro da empresa com total segurança.

Pense nisso e prepare-se para sua próxima maratona!

*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa