Para IDC, crise elétrica pode acelerar renovação do parque tecnológico. Cloud Computing é saída

  • Compartilhar

Fonte: IT Forum 365 – Janeiro

As crises hídrica e energética, que preocupam a população da Região Sudeste do País, devem causar prejuízos para o comércio e a indústria, mas podem representar uma oportunidade para as empresas de tecnologia da informação (TI). Isso porque, pode haver uma crescente e acelerada demanda por tecnologias que garantam mais eficiência energética, reduzindo o consumo e o custo com energia.

“O cenário é uma oportunidade para os fabricantes. Existe a possibilidade iminente de troca do parque tecnológico”, sintetiza Pietro Dalai, gerente de pesquisa e consultoria corporativa da IDC Brasil. Ele explica que provedores de serviços de data centers e empresas passarão a procurar por tecnologias mais modernas e estudar a troca do antigo parque. Um exemplo é armazenamento Flash, que apresenta melhor desempenho e mais eficiência energética.

Outra possibilidade está nas tecnologias de processamento. “Está saindo agora uma fornada de tecnologias de processadores, tanto de RISC quanto CISC que são energeticamente mais eficientes. Algumas dessas plataformas suportam memória DDR4, possibilitando mais performance, com o mesmo consumo de energia”, detalha.

Os servidores também poderão ser atualizados, observa. “Um processador mais atual é capaz de reduzir a conta de energia, garantindo economia de até 30% com a atualização tecnológica”, relata.

Cloud Computing como saída

De acordo com Dalai, o possível encarecimento dos serviços dentro de casa (on premise) pode gerar o aumento da busca por cloud computing e acelerar sua adoção. “Cloud Computing significa compartilhamento de recursos, algo que favorece os custos e a otimização dos ativos”, observa.

O modelo de nuvem híbrida será a escolha natural dos CIOs, relata a consultoria, sendo que Infraestrutura como Serviço (IaaS) é a modalidade de nuvem de maior crescimento, seguida por Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS).

Fonte It Forum 365:

http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/114905/para-idc-crise-eletrica-pode-acelerar-renovacao-do-parque-tecnologico

A CorpFlex tem a solução ideal em nuvem privada que garante alta disponibilidade com redução de custos.

Se interessou? Fale conosco 11 3195-6550 ou envie um e-mail para info@corpflex.com.br

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa