Pense na arquitetura de Acesso Seguro e fuja do desastre da indisponibilidade

  • Compartilhar

 

Você preparou seu café, sentou em frente ao computador e se ajeitou na cadeira enquanto o sistema operacional carregava. O dia tinha tudo para ser produtivo. Até que o telefone começa a tocar, ao mesmo tempo em que alguém bate à porta e o celular vibra. O gerente de compras entra na sua sala com um bom dia rápido, ofegante, e pergunta por que não consegue encaminhar os relatórios do mês para a filial. Você pede um minuto, atende o telefone e descobre que o gerente financeiro da sucursal aguarda as informações do Compras. Quando pega o celular, aumenta a preocupação: é o diretor administrativo que está na mesa de reuniões tentando se conectar à filial para discutir a expansão da empresa.

A essa altura você já fez o diagnóstico do problema e até os funcionários já sabem o que aconteceu, porque não é a primeira vez: caiu o link! Nada mais funciona. Em plena era digital, vocês estão ilhados, isolados do mundo, sem contato com a filial, com os clientes, com os fornecedores e até com os bancos. A falha responsável por desencadear esse cenário catastrófico está na gestão de riscos e vulnerabilidades de TI. Só resta a você, gerente de TI, ligar para a operadora de telefonia e restabelecer o link, contando com toda a sorte que ainda terá na vida. Fica a pergunta: o que pode ser feito para melhorar a arquitetura de Acesso Seguro?

Uma gestão de TI com foco em segurança busca solucionar os desafios dos dias que tinham tudo para serem produtivos antes que os problemas ocorram. Não se trata de adivinhar, mas de investir em uma solução de Firewall Gerenciado, com monitoramento full time, que vá muito além da gestão de links com as operadoras de telefonia e do controle de quem acessa o ambiente da empresa. Confira alguns benefícios da solução de Firewall Gerenciado da CorpFlex que garantem o gerenciamento estratégico de segurança da informação.

#Disponibilidade do ambiente

O cenário narrado é muito comum e toma conta da equipe de TI, além de parar todas as operações. Contra esse e outros problemas, a solução de Firewall Gerenciado permite maior disponibilidade do ambiente da sua empresa. Tudo isso porque não existe mais “O” link, mas links redundantes. Não há como evitar que um link caia, no entanto, é possível impedir que as atividades parem, quando automaticamente se substitui o inativo por outro em plena operação. Uma arquitetura de Acesso Seguro pensada para a eficiência da sua empresa trabalha com essa redundância.

#Segurança da informação

Quando se fala em Acesso Seguro, este é o item que vem logo à mente. Blindar tentativas de acesso indevido ao ambiente da empresa e filtrar quem tem permissão para entrar em determinados diretórios são recursos primordiais para manter a segurança da informação em dia. Essas providências básicas mantêm operante o gerenciamento estratégico de segurança da informação.

#Tranquilidade para realizar operações

Escolher a melhor solução de arquitetura de Acesso Seguro permite que a sua empresa tenha tranquilidade para realizar operações com alta performance. Tudo porque há conectividade e, com ela, a confiança nos links, nos métodos de acesso e na disponibilidade do ambiente. A catástrofe da indisponibilidade passa a não ser algo comum e o funcionamento da empresa não fica a cargo da sorte, em ligações intermináveis para a operadora de telefonia. Com a solução da CorpFlex, você tem a opção de resolver o problema com o diretor da empresa, se necessário, porque a prioridade é a proximidade no atendimento.

#Monitoramento pró-ativo

Sem demandas operacionais graves, você olha para a TI com foco no gerenciamento estratégico de segurança da informação. A solução de Acesso Seguro oferece o monitoramento pró-ativo, feito com antecedência para evitar situações catastróficas, como falta de memória ou problemas de hardware que impedem a disponibilidade do ambiente da empresa. Monitorar ocorrências significa prezar pela conectividade, fundamental para a operação em nuvem.

#Fortinet e o quadrante mágico

Quer saber como a parceria com a CorpFlex pode garantir todos esses benefícios? A resposta é simples: todos os serviços de Firewall Gerenciado são baseados nos produtos da Fortinet. A empresa que desenvolve serviços como firewalls, antivírus e prevenção contra intrusos está no Quadrante Mágico da Gartner para Firewall de rede corporativa. Isso significa que a Fortinet está entre as melhores do mundo em quatro categorias de análise do mercado de tecnologia: líderes, desafiadores, visionários e concorrentes de nicho.

A solução de Firewall Gerenciado evita desastres causados pela indisponibilidade dos ambientes virtualizados. A sua empresa consegue, sim, ter mais conectividade, basta que você opte pela parceria certa. Conte com a CorpFlex para tornar a conectividade real!

Saiba mais sobre Como uma Atuação Inovadora ajuda a área de TI a ser mais Estratégica no ebook gratuito, clicando aqui.

*Por Marcos Andrade, CMO da CorpFlex.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa