Pesquisa: 45% das empresas brasileiras devem investir em cloud

  • Compartilhar

Fonte IPNews – Julho

A Microsoft anuncia os resultados da pesquisa “SMB Business in the Cloud 2012”, que prevê o crescimento da adoção de serviços pagos baseados na nuvem. No Brasil, das 250 empresas entrevistadas, 33% são usuárias de nuvem e 45% afirmaram que devem utilizar nos próximos dois ou três anos. Em todo o mundo, o número de pequenas empresas que utilizam pelo menos um serviço pago na nuvem deverá triplicar no mesmo período.

A computação em nuvem promete entregar operações mais baratas e rápidas, além de melhor fusão de informações, vitais para praticamente qualquer dispositivo. Na pesquisa, 62% das empresas entrevistadas que utilizam os serviços relatam benefícios significativos de produtividade em TI. “Cloud coloca as pequenas e médias empresas em igualdade de condições de estrutura tecnológica, ajudando-as a competir em um ambiente de negócios com rápidas mudanças”, afirma Victor Baez, gerente de pequenas e médias empresas e canais da Microsoft Brasil.

No que diz respeito aos fatores econômicos, o Brasil está 18% mais otimista que os demais países participantes da pesquisa, uma vez que 30% das empresas nacionais consideram que a instabilidade econômica será um desafio para seu crescimento, enquanto que no mundo são 48%. Já o aumento nos custos com funcionários são mais preocupantes em relação aos demais países com 32% contra 25% da média global.

O estudo também apontou que 53% das PMEs do mundo e 68% das nacionais que utilizam serviços em nuvem esperam crescer nos próximos 12 a 18 meses e confiam que a tecnologia irá acelerar esse resultado. Quanto à segurança, apenas 23% das brasileiras e 20% no mundo acreditam que os seus dados estão menos seguros na nuvem do que se estivessem em seus computadores, provando que por mais que seja uma prioridade, a segurança não é a principal preocupação.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa