PMEs saem em busca das ofertas em SaaS em Cloud Computing

  • Compartilhar

Fonte: Convergência Digital Dezembro 2012

Estudo realizado pela Frost & Sullivan revela que 70% das pequenas e médias empresas brasileiras interessadas em usar Comunicações Unificadas (UC), o querem pelo modelo de Software como Serviço (SaaS), baseado no modelo de cloud computing.

Realizado entre março e maio deste ano, o levantamento ouviu 73 empresas, sendo 35,5% do Brasil, 23,3% do Chile, 20,6% da Colômbia e 20,6% do Peru e apontou que, entre os principais desafios desse mercado estão o acesso limitado ao crédito e alta tributação. Mas, ainda assim, destaca o pleno crescimento e a intenção em investimentos em tecnologia nos próximos anos pelo segmento.

O mercado de Comunicações Unificada ainda é pouco utilizado pelas PMEs, mas já é reconhecido, apura ainda o estudo. Segundo os dados apurados, 50% das empresas afirmaram que têm planos de investir pelo menos 10 mil dólares em uma ou mais ofertas desse perfil no próximo ano e que 25% das corporações que ainda não possuem telefonia IP (62% no total) pretendem migrar entre 2012 e 2013.

Sistema unificado de mensagens e conferência via Internet estão entre os serviços mais buscados pelas PMEs. Outra característica do mercado SMB, de acordo com a pesquisa, é a preferência pelo modelo SaaS (software como serviço). Das empresas entrevistadas, 59% preferem essa modalidade de contratação. Quando esse recorte é feito tendo como base apenas as empresas brasileiras, o percentual sobe para 70%. O levantamento foi contratado pela Avaya.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa