Promob adere a cloud computing privada para suportar crescimento

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Fonte: E-mobile Março de 2015

A Promob Software Solutions fornece sistemas para fabricação, gestão, ambientação, customização e apoio a vendas. Para atender todo o ciclo, do projeto à venda, o portfólio inclui o Promob Manager, um sistema integrado que abrange o gerenciamento de trabalho (comercial e projetos), gestão da carteira de clientes, além de funcionalidades administrativas e consolidação de informações gerenciais.

“Tivemos um crescimento rápido que não conseguimos prever. Hoje, o Promob Manager é acessado por até 16 mil computadores simultaneamente, em quatro mil lojas”, dimensiona Juarez Rigotti, gerente de infraestrutura da Promob. “Entre os cerca de 400 clientes, há comerciantes com uma só loja e redes com 500 unidades”, nota.

No entanto, rodar toda a operação de uma loja sobre software em nuvem apresenta requisitos de disponibilidade desafiadores para o provedor de infraestrutura. No caso do Promob Manager, alguns fatores do modelo de negócios tornam mais criteriosa a contratação de infraestrutura.

A contrapartida às vantagens do modelo de SaaS (rapidez em vendas e licenciamento; facilidade de manutenção e atualização etc.) é que aplicação, infraestrutura e serviços são vistos como um único produto pelo cliente, sob responsabilidade do provedor de software.

Foto: Luiz Rigotti – Gerente de TI da Promob

Outro ônus do SaaS, principalmente em aplicações empresariais customizadas e complexas, é que cada licença contratada implica o devido provisionamento de recursos, cujo custo deve acompanhar os resultados de vendas.

Limitações em flexibilidade e escalabilidade foram os principais motivos para a Promob migrar de provedor de serviços de infraestrutura. “O parceiro anterior não conseguia fazer as manobras com a facilidade que precisamos”, justifica Rigotti. Ele observa que, além de estabilidade e elasticidade, o modelo de serviço da CorpFlex (private cloud computing)  agregou controle ao desempenho do Promob Manager. “Além de bons mecanismos de acompanhamento de SLA (acordo de nível de serviço) e transparência, é feito o gerenciamento proativo que esperamos; para sermos avisados antes que um problema afete a aplicação”, informa o gestor.

 

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