Redução de custo ainda impulsiona adoção de cloud computing no Brasil

  • Compartilhar

Fonte: Convergência Digital – Julho 2013

Em 2013, 29,3% das empresas entrevistadas por pesquisa da Frost& Sullivan têm a intenção de ter mais de 30 % de sua infraestrutura na nuvem no Brasil. No ano passado, esse percentual estava em 23,1%. O levantamento apura ainda que aqui a adoção de cloud  computing é impulsionada por redução de custos, em vez de inovação. Os executivos de TI escolhem fornecedores com base em quanto dinheiro sua solução os faz economizar, e analisam as capacidades de negócios apenas como o próximo passo.

“Quando se trata de encontrar um parceiro de computação em nuvem, os clientes dão prioridade para empresas focadas em Data Center e empresas globais de TI que oferecem soluções com bom custo-benefício”, disse Bruno Tasco, analista da indústria de tecnologia da Frost & Sullivan. “As empresas de telecomunicações também estão entrando no mercado, adaptando seu portfólio para oferecer soluções de cloud computing convincentes”,acrescenta.

A maioria dos entrevistados declarou também as suas apreensões quanto à confiabilidade da nuvem pública, em particular, destacando uma das principais restrições que inibem o crescimento do mercado de cloud computing no Brasil – a segurança. A conectividade é outro desafio, já que as empresas terão de acessar informações na nuvem em qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo. Alguns setores como bancos optaram por manter a maior parte da infraestrutura interna para que eles possam garantir a disponibilidade.

“Para permitir que os clientes compreendam os benefícios da tecnologia, fornecedores de software podem oferecer projetos-piloto para aplicações mais simples, como e-mail, antes de passar para as funções mais críticas”, observou Tasco. “Fornecer os acordos de nível de serviço e uma forte referência do mercado também serão importantes para estabelecer uma relação sólida com os usuários finais”. O levantamento ouviu 121 empresas no país.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa