Segurança da Tecnologia da informação: Área de Trabalho Segura

  • Compartilhar

 

Por: Fernando Cardoso dos Santos*

A segurança da tecnologia da informação está cada vez mais no centro das atenções após diversos ataques de “hackers” notificados na grande mídia.

Evite que seu computador seja invadido ou seja um vetor de ataque.

Abaixo estão algumas medidas que mitigam muitos ataques. Seguindo-as, será possível fazer uso de uma navegação e usabilidade mais segura:

Atualize todos seus softwares

De todas as aplicações que necessitam de atualização, procurem não deixar de atualizar os produtos Oracle Java e Adobe Flash Player.

Como eles constantemente são utilizados como vetores de ataque, os seus fabricantes sempre estão liberando atualizações de segurança que visam eliminar tais vulnerabilidades.

Atualize seu Sistema Operacional

Regularmente são disponibilizadas atualizações de segurança que mitigam o risco de exploração (em suas mais variadas formas) de suas respectivas vulnerabilidades, seja seu Sistema Operacional Windows, Linux ou Mac.

Antivírus

Tenha sempre um antivírus atualizado. Efetue varreduras completas semanais para se proteger de vírus, worms e outros malwares a que estamos expostos a todo momento.

Antispyware

Faça uso (leia-se habilite) também de uma solução Antispyware para se proteger contra spywares e programas indesejáveis.

Firewall

Certifique-se de que sua solução de Firewall está ativa e permitindo somente os programas que você utiliza, ou seja, bloqueando acessos não autorizados.

Usuário e Senha

Se o seu computador (corporativo ou pessoal) é utilizado por mais de uma pessoa certifique-se para que cada usuário tenha uma conta única e utilize senhas fortes.

Cheque se sua senha é forte:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/tips-for-creating-a-strong-password

As dicas acima não irão garantir sua segurança na grande rede (internet), porém evitarão muitos erros/desatenções comuns que facilitam e muito o sucesso de vários ataques largamente utilizados a todo instante.

*Fernando Cardoso dos Santos é especialista em segurança da informação da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa