Tendências de transformação digital: você está pronto para abraçá-las?

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Muito se fala sobre as tendências de transformação digital e como elas vão impactar na gestão da tecnologia da informação. Já sabemos, por exemplo, que esse conceito é capaz de aumentar a receita de empresas em até 50% e que a evolução da cloud computing tem um papel essencial no processo de migração. Porém, você sabe como, de fato, se preparar para abraçar essa revolução?

Para que seu fluxo de trabalho seja eficiente e esteja de acordo com as evoluções da revolução tecnológica que a nuvem representa, é essencial para qualquer líder de TI desenvolver competências específicas e investir em capacitação não apenas para si próprio, mas também para os analistas e novos talentos que estão iniciando agora nesta carreira.

Capacitação é tudo

Hoje em dia, é essencial que todos os executivos da companhia desenvolvam uma mentalidade digital, visto que estamos caminhando para uma era na qual as questões de tecnologia não serão mais delegadas exclusivamente à área técnica de TI. No caso dos gestores, o mais recomendado é procurar cursos que trabalhem tanto as hard skills quanto as soft skills necessárias para se lidar com as tendências de transformação digital.

Com hard skills, queremos citar habilidades técnicas específicas que são necessárias para se trabalhar com a evolução da cloud computing, como análise de dados (big data) e outras tecnologias emergentes. Já as soft skills são habilidades agregadas ao novo perfil do profissional de gestão de TI, como liderança, comunicação e criatividade.

Criando a nova equipe de TI

Porém, como dissemos anteriormente, também é essencial preparar seus analistas para lidar com as evoluções da revolução tecnológica que estamos presenciando. É essencial prepará-los para trabalhar em um ambiente mais criativo e colaborativo, no qual a coparticipação é de extrema importância. Isso porque ela estimula o compartilhamento de ideias e conhecimentos, que é essencial para o avanço do seu negócio. Estudar métodos e conceitos novos como o design thinking também é uma ótima ideia.

Além disso, ao recrutar novos talentos para o seu time de gestão da tecnologia da informação, priorize profissões cujas formações sejam voltadas ao digital, como digital business e — novamente — o tão comentado big data. Com isso, cria-se um time que está preparado para lidar com as principais tendências da transformação digital que podem impulsionar o crescimento da sua empresa.

Envolvendo sua empresa

Você sabe o que é um coach digital? Esse termo que é novo e ainda representa certa estranheza dentro das empresas faz alusão ao profissional (ou grupo de profissionais) que age como catalisador de mudanças dentro de uma companhia. Ele age como consultor para que cada setor possa abraçar, de alguma forma, a tendência da transformação digital.

Vale a pena investir nesse novo conceito, desde que, é claro, a seleção de seus contribuintes seja criteriosa. Um bom coach digital deve dominar todas as habilidades citadas anteriormente, enxergando e reagindo de forma proativa às evoluções da revolução tecnológica e integrar todas as áreas de um empreendimento em uma gestão mais criativa e eficaz.

Invista na parceria certa

Por fim, para acompanhar as tendências da transformação digital e empregar corretamente as novas tecnologias que estão surgindo na área de gestão da tecnologia da informação, é essencial contar com um parceiro capacitado e de confiança para usufruir de tudo o que a nuvem — e outros conceitos emergentes — tem a oferecer. Terceirizar serviços de tecnologia e contar com o apoio externo para lidar com a evolução da cloud computing já não é mais uma opção, e sim uma necessidade.

Neste caso, você pode contar com a CorpFlex e suas Soluções em Cloud Corporativa, tendo a certeza de que, do outro lado, você terá profissionais capacitados e sempre atualizados para te apoiar no que você quiser.

 

Saiba mais sobre os cenários de tecnologia acessando o Infográfico: TI do Futuro x TI do Passado e fazendo o download gratuito aqui.

*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa