TI: como ter uma equipe especializada investindo menos

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Nos tempos atuais, uma equipe de TI realmente eficaz é composta por uma variedade incrível de profissionais. No caso de pequenas e médias empresas, seus gestores nem sempre têm capital o suficiente para investir no recrutamento de colaboradores realmente capacitados, como especialistas em segurança da informação e os DBA (Data Base Administrators, ou Administrador de Banco de Dados, responsável por gerenciar e realizar a manutenção de bancos de dados).

A importância desses profissionais não deve ser subestimada. Em um cenário no qual o número de crimes cibernéticos aumenta a cada dia, é essencial ter um time que saiba lidar de forma proativa com as ameaças e responder a incidentes com agilidade. Da mesma forma, é inegável a importância de um DBA ao lidar com um fluxo crescente de dados que as empresas coletam, processam e analisam para realizar decisões estratégicas e manter ferramentas críticas sempre disponíveis.  A solução para tais casos está na terceirização dos serviços de TI.

A importância de uma equipe multidisciplinar

O DBA é um profissional que, infelizmente, ainda não tem seu valor devidamente reconhecido em muitas empresas no Brasil. Como bem explicamos nesta outra postagem, ele é o responsável por diversas tarefas relacionadas aos bancos de dados das aplicações corporativas: ajuste e monitoramento do desempenho, backup e restauração, controle de erros e eventuais migrações. O DBA é um dos principais profissionais encontrados em serviços de suporte gerenciado de TI.

Também não é comum encontrar corporações que não contam com uma equipe dedicada a garantir a segurança de seu ambiente virtual — elas simplesmente adquirem soluções de proteção local (como um firewall tradicional), mas não se certificam de que existam colaboradores capacitados para operá-las. Isso é um risco enorme e que pode causar prejuízos financeiros ao seu caixa.

Suporte gerenciado de TI: sua infraestrutura em boas mãos

Nesse aspecto, a terceirização de serviços de TI vem se mostrando uma alternativa coerente para as empresas que desejam reduzir gastos com suas operações de TI. Em vez de realizar altos investimentos para montar uma equipe com diferentes especialistas, você pode ter um custo mensal fixo e contar com um time multidisciplinar terceirizado, devidamente treinado para administrar toda a infraestrutura computacional corporativa de seu empreendimento.

De acordo com um recente estudo conduzido pelo IDC, só no ano passado, o mercado de outsourcing de TI movimentou nada menos do que R$ 12 bilhões — e a previsão é a de que esse setor tenha um aumento de 2,3% até o fim de 2017. Fica mais do que claro que, com a necessidade de se utilizar as novas tecnologias para entender e alcançar seu público, as empresas estão preferindo optar pela terceirização de serviços de TI, a fim de cortar gastos e se manter focadas em seu core business.

Os benefícios são inúmeros. Além daquele que já citamos — as reduções de custo —, contar com um serviço de suporte gerenciado de TI garante que sua infraestrutura computacional esteja em boas mãos, com taxa de disponibilidade de até 99%. Também se garante um ambiente facilmente escalável e flexível, que pode se moldar de acordo com o crescimento e com demandas momentâneas de sua empresa.

Profissionais especializados e confiáveis

A CorpFlex é uma empresa especializada em suporte gerenciado de TI, oferecendo serviços como gestão de redes corporativas, central de help desk, manutenção de banco de dados e suporte para antivírus. Estamos preparados para entender as necessidades do seu negócio e cuidar bem de sua infraestrutura computacional, seja ela enxuta ou de grande porte. Venha conversar com nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!

Quer saber mais sobre como sua empresa pode economizar ao optar por terceirização de serviços de TI? Então clique aqui e baixe nosso ebook gratuito “Como sua empresa pode reduzir os custos com Operação de TI”.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa