TI está comprometida com cloud computing, mostra pesquisa

  • Compartilhar

Fonte: Computerworld Junho 2013

Os orçamentos para cloud computing estão em rampa ascendente, na medida em que TI está confrontando e vencendo os desafios ligados a segurança e retorno sobre o investimento (ROI), aponta a edição 2013 da pesquisa exclusiva Cloud Computing Survey, realizada pela IDG Enterprise.Comparada com a pesquisa de 2012, uma percentagem relativamente maior dos entrevistados – 29%, contra 27% do ano anterior – declarou que vai mover a maior parte de suas estruturas de TI para a nuvem em cinco anos. A maioria das empresas – 59% – independente do tamanho, está ainda identificando operações de TI candidatas a serem hospedadas na nuvem.

O percentual de entrevistados que disseram que vão limitar sua atividade de cloud a nuvens privadas (private cloud) (18%) ou a apenas uso de software as a service (7%) esta diminuindo comparado com o ano anterior. Grandes empresas, com mais de 1 mil funcionários, são ainda mais conservadoras quando o assunto é cloud pública do que as empresas de médio porte, com menos de 1 mil funcionários.

O levantamento foi feito com 1.358 leitores qualificados das publicações CIO, Computerworld, CSO, InfoWorld,

ITworld e Network World e seus resultados delineiam as práticas e as opiniões de compradores de tecnologia cujas empresas tem, ou planejam ter, pelo menos uma aplicação ou parte de sua infraestrutura na nuvem.

A principal preocupação, como era de se esperar, é ainda com a segurança da informação corporativa. O caminho para a adoção de cloud computing continua complexo e varia de acordo com o tamanho da empresa, aplicações e área econômica. Uma boa pista para as empresas de TI que querem disputar espaço junto a esse cliente é a comprovação do retorno sobre o investimento.

A maioria dos executivos de TI declarou que seu grande desafio ao propor a adoção da tecnologia é demonstrar claramente a redução dos custos com TI – argumento que ainda é considerado chave na briga pelos orçamentos.

Os resultados da pesquisa também sugerem que muitas empresa vão continuar a combinar ambientes de computação mistos num futuro próximo, embora aponte que, dos entrevistados, aqueles que lidam diretamente com TI e segurança sejam os que estão mais positivos sobre o uso extensivo de cloud.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa