Transformação digital: porque a cloud computing é tão importante?

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Não há como escapar! O processo de transformação digital afetará todas as empresas, alterando radicalmente os nossos modelos de negócio e revolucionando a forma como as marcas se comunicam com os clientes. Os avanços tecnológicos estão aí para impulsionar o mercado, e, de acordo com uma recente pesquisa conduzida pelo IDC, o setor de TI na América Latina terá o investimento de expressivos US$ 247 bilhões ao longo de 2017 — um valor 3,9% maior, em comparação com o ano passado.

De acordo com o instituto, grande parte desse investimento será direcionado aos produtos e serviços digitais, ou seja, ferramentas de armazenamento, processamento e análise de dados na nuvem, tal como a execução remota de aplicações críticas. Nesse cenário, o conceito de cloud computing vem justamente para facilitar a vida dos gestores de TI, fazendo com que o processo de transformação digital seja uma experiência mais inteligente, acessível e descomplicada para empresas de qualquer porte.

Menos custos, mais resultados

A computação na nuvem traz inúmeras vantagens em comparação com a tradicional, ou seja, aquela cuja infraestrutura é construída localmente, em máquinas e servidores montados dentro do espaço físico da empresa. Primeiramente, ela é muito mais acessível, visto que não é necessário despender um alto investimento inicial na compra de hardware e software — na cloud computing, toda a plataforma necessária já vem pronta para ser utilizada.

Além disso, com a cloud computing, eliminam-se gastos com sistemas de refrigeração e os custos com energia elétrica acabam reduzidos. Graças a serviços como suporte gerenciado, você pode contar com uma equipe de profissionais terceirizados capazes de administrar sua infraestrutura computacional remota e auxiliar seus colaboradores internos em caso de problemas com sua rede corporativa, o que também reduz os gastos operacionais internos de seu empreendimento.

A transformação digital e a cloud computing fazem com que as empresas foquem seus investimentos em Opex (Operational Expenditure) em vez de Capex (Capital Expenditure). Isso significa que é gasto menos dinheiro na aquisição de bens e mais na contratação de serviços operacionais. É o tão famoso formato software-as-a-service (software como serviço, SaaS), em que a aplicação e a infraestrutura são oferecidas ao contratante, sendo cobrado uma mensalidade.

Cloud computing: inteligência e agilidade para seu negócio

Mas os benefícios da cloud computing não se limitam à redução de custos. Uma infraestrutura na nuvem é escalável e flexível.Você pode contratar mais espaço de armazenamento e mais poder de processamento quando quiser, caso a demanda aumente mais do que o esperado. A nuvem também não impõe barreiras e pode trabalhar com uma variedade enorme de sistemas operacionais, linguagens de programação e arquiteturas distintas para executar aplicações ou com big data.

Na prática, a cloud computing significa maior agilidade para lidar com as mudanças do mercado e responder aos seus clientes, entendendo suas necessidades e mudando seu plano de negócios para melhor atendê-los. Nunca foi tão simples analisar uma quantia massiva de informações e transformá-la em relatórios, com insights que podem nortear seu empreendimento e originar decisões data driven.

Mas vale lembrar também que a transformação digital afeta não apenas os clientes, mas as operações dentro de sua empresa. Graças às soluções na nuvem, é possível otimizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade de seus colaboradores. Ferramentas como o firewall gerenciado, por exemplo, lhe permitem lidar melhor com ameaças virtuais e balancear os links de sua rede, tornando a internet mais rápida e bloqueando o acesso a sites indevidos no ambiente profissional.

Um caminho inevitável

Ainda de acordo com a IDC, até o ano de 2020, ao menos 55% das infraestruturas e softwares corporativos da América Latina serão baseadas na nuvem. Isso significa que a cloud computing veio para ficar e é uma aliada das corporações que estão passando pela transformação digital. A Corpflex oferece diversas soluções de computação na nuvem e está pronta para ajudá-lo a enfrentar essa nova etapa do mercado. clique aqui e fique por dentro das tendências em cloud computing.

Baixe nosso infográfico gratuito e saiba mais sobre como a transformação digital está alterando as práticas de TI dentro das empresas. Basta clicar neste link!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa