6 riscos de não ter seus dados na nuvem

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Você acha que existem riscos de trabalhar com cloud computing? Mas, em algum momento, já parou para pensar que a sua empresa está arriscando ainda mais ao rejeitar estratégias de transição para a nuvem?

Os mais céticos ficam retraídos, avaliando que não estão prontos para colocar dados confidenciais e restritos em um ambiente que possa apresentar falhas de segurança. No entanto, existem benefícios da cloud computing que compensam essa insegurança.

Mais irreversível do que falhas na proteção de dados em nuvem é o fato de o mundo caminhar para o desenvolvimento pleno da Iot (Internet of Things). Não será mais possível conceber negócios que não estejam hiperconectados, assim como o público consumidor.

A IoT “cria uma presença digital penetrante capaz de conectar organizações e a sociedade como um todo”, é o que afirma a consultoria Gartner em pesquisa que busca mostrar como assegurar o desenvolvimento da IoT. É preciso, primeiramente, desenvolver confiança e resiliência diante da segurança em ambiente digital.

Você percebe quais são os riscos de não ter seus dados na nuvem? Ela é o grande suporte da Iot. Por isso, mais importante do que enfatizar fraquezas já conhecidas é entender como cloud computing melhora os processos da sua empresa.

Se você ainda está cético em relação a essa tendência mundial, precisa conhecer 6 riscos de não ter seus dados na nuvem.

#1 Falta de acesso ilimitado à informação

Um dos benefícios da cloud computing você já conhece: acesso ilimitado à informação. Não importa a hora e o local, dados estratégicos estão sempre disponíveis para a tomada de decisão, assim como sistemas que precisam ser usados a qualquer momento.

Não ter essa oportunidade pode ser extremamente limitante para a operação da sua empresa. Cabe a você avaliar quantas oportunidades foram perdidas diante da falta da possibilidade de acesso ilimitado à informação.

#2 Indisponibilidade dos aplicativos de missão crítica

Você percebe como cloud computing melhora os processos quando os sistemas de missão crítica não saem mais do ar. Na lógica de SaaS (Software as a Service) as soluções são desenvolvidas para estarem praticamente 100% disponíveis.

De que adianta investir pesado em uma tecnologia que depende do funcionamento do servidor interno e do risco de quedas de energia, além de outras ameaças físicas?

#3 Falhas no Backup e na arquitetura de disaster recovery

Certamente, ao desenvolver o projeto de arquitetura de disaster recovery (DR) ou ao pensar em estratégias eficientes de backup você esbarrou na nuvem. Não é à toa, pois os benefícios da cloud computing potencializam essas duas tarefas básicas na TI (Tecnologia da Informação).

Pensando nisso, um dos riscos de não ter seus dados na nuvem é manter estratégias de proteção e manutenção da informação defasadas e, portanto, inseguras.

#4 Gastos excessivos com infraestrutura

Os custos do investimento em nuvem podem parecer altos, a princípio. Principalmente quando se está começando a implementar essa lógica. O que aumenta os riscos de trabalhar com cloud computing, já que o investimento pode não trazer o retorno esperado.

Mas essa ideia está completamente equivocada, já que manter uma infraestrutura dentro da sua empresa com o mesmo desempenho que as nuvens privadas oferecem é praticamente impossível. Você estará sempre um passo atrás de quem usa os benefícios da cloud computing corporativa.

#5 Não garantir escalabilidade

Não há nada pior do que a empresa crescer e a TI ficar parada no tempo. Se antes ganhar dinheiro e fazer crescer um negócio dependia de montar mais e mais lojas físicas, hoje esse desafio passa por manter 100% de disponibilidade para o cliente. O que depende diretamente do uso da nuvem.

Se você sabe como cloud computing melhora os processos, deve compreender que todas as aplicações e dados têm possibilidade de crescimento infinito, ou seja, escalabilidade ilimitada. Não adianta investir em e-commerce, por exemplo, e viver tendo quedas no site que fazem as vendas despencarem. É preciso escalar acessos e receber bem o consumidor digital.

#6 Ficar de fora da maior tendência de mercado

Há soluções que nasceram na lógica da nuvem e não vivem sem ela. Isso inclui sistemas de segurança da informação que você precisa conhecer. O maior risco de não ter seus dados na nuvem é ficar de fora das possibilidades que a IoT oferece e ver seu negócio perder mercado em função do medo.

O que fazer para ter um ambiente seguro e confiar na nuvem?

É preciso confiar na parceria certa para aceitar os benefícios da cloud computing. Realizar essa transição com segurança é uma questão de escolha. Por isso, a CorpFlex pensou em tudo para receber seus dados de modo confiável e seguro.

Além de modelos de cloud corporativa híbridos e totalmente privados, a CorpFlex têm soluções de Acesso Seguro e de Suporte Gerenciado. Assim, ela é a melhor opção para realizar o seu projeto de cloud. Sua empresa não sofrerá de receios e inseguranças sozinha, podendo sempre contar com o apoio de especialistas na proteção dos seus dados.

Fique por dentro da maior tendência de mercado da atualidade e conte com a CorpFlex!

*Marcos Andrade CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa