Black Friday: como extrair proveito de uma infraestrutura de TI para evitar surpresas

  • Compartilhar

 

A data mais esperada por todos as empresas de e-commerce está chegando: A Black Friday. Mas ela também causa arrepios aos gestores de TI e de vendas.

Isso porque, apesar de ser hoje considerada a data mais importante para e-commerce – atrás apenas do Natal ( este ano a Black Friday deve movimentar cerca de R$ 2,87 bilhões em vendas no comércio eletrônico de acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), uma infraestrutura de TI mal dimensionada e planejada pode levar a perda de milhões em vendas e também a credibilidade da marca junto aos clientes.

Então porque você vai arriscar se é possível preparar seu e-commerce em uma infraestrutura robusta, escalável e preparada para a Black Friday?

Como conseguir isso? Vejas as dicas do CTO da CorpFlex – Diogo Santos.

Como a CorpFlex pode ajudar um e-commerce a proporcionar melhores experiências de performance navegabilidade para o consumidor final durante a Black Friday?

Diogo Santos: A CorpFlex é capaz de hospedar qualquer tipo de aplicação de missão crítica, pois possui infraestruturas de Cloud altamente performática para os mais variados tipos de workloads, inclusive de e-commerce, permitindo desenhar uma arquitetura personalizada.

Além disso, a CorpFlex possuí times especializados, focados em manter o ambiente estável e performático, incluindo:

  • Monitoramento 24×7 que vai além de monitorar consumo de CPU;
  • Memória e disco, em que a CorpFlex consegue analisar o comportamento das aplicações e muitas vezes prevenir incidentes;
  • Suporte especializado tanto para servidores Windows, quanto Linux;
  • Segurança avançada com soluções gerenciadas: Antivírus, Testes de Vulnerabilidade de servidores, Firewalls, WAF (Web Application Firewall), SIEM (Correlação de Eventos de Segurança);
  • Proteção de dados, permitindo executar e reter backups conforme a política de cada cliente, inclusive com proteção anti-ransomware;
  • Governança, com times de GMUD (Gerencia de Mudança), GCONF (Gerencia de Configuração) e Compliance diminuindo os riscos de alterações no ambiente que possam gerar indisponibilidades ou lentidão no ambiente.

Como evitar instabilidades do site durante o momento de compra na Black Friday?

Diogo Santos: Um conjunto de ações vão mitigar os riscos de instabilidade, desde a arquitetura, sizing, planejamento, qualidade do parceiro de serviços, traz estabilidade e rápida reação em caso de algum incidente.

Qual a melhor solução para os gestores de TI e vendas mais indicado para a Black Friday e porquê?

Diogo Santos: Uma arquitetura que seja resiliente, performática e escalável, com uma aplicação que seja confiável, pois de nada adianta ter uma infraestrutura performatica se o código for ruim. Por isso, desenvolvimento e infraestrutura de TI tem que andar lado a lado.

Por que a terceirização da infraestrutura desses serviços é importante? Quais os benefícios que esse investimento pode trazer para as empresas?

Diogo Santos: Seria praticamente impossível ter uma infraestrutura tão redundante e escalável dentro de casa, fora o fato de que manter um time de suporte especializado 24×7 custa muito caro

Sendo assim, os benefícios em se terceirizar são inúmeros: redução de investimentos, redução de folha de pagamento, benefício tributário, aumento da disponibilidade e performance, foco no negócio, entre outros.

 

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas da CorpFlex, ficamos felizes em ajudá-lo.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa