Brasil avança em cloud computing, avalia Gartner
Estudos do Gartner estimam que o mercado brasileiro movimentará cerca US$ 2 bilhões com serviços de cloud computing em 2013. Para 2017, os negócios nessa área mais que vão multiplicar no País e gerar uma receita de aproximadamente US$ 4,5 bilhões, segundo previsões apresentadas durante o simpósio Gartner/ITxpo 2013, realizado no dia 0711, no World Trade Center (WTC), em São Paulo.
Ao analisar o estágio dos serviços em nuvem no Brasil, Cassio Dreyfuss, chairman e keynote do Gartner/ITxpo 2013, avaliou que as empresas estão mais receptivas a esse modelo de contratação de TI. “Estudos preliminares indicam avanço de cloud computing no País. Os CIOs estão percebendo que cloud é inevitável”, afirmou o executivo.
Entretanto, Dreyfuss observa que a falta de infraestrutura de telecomunicações fora dos grandes centros ainda é uma barreira para expansão desse modelo no Brasil. Ele lembrou de um CIO que disse que implementou um projeto de nuvem, mas que precisou contratar um link privado por não ter outra opção onde está instalado. “Isso não é cloud computing”, comentou o analista do Gartner.
Apesar de reconhecer que a conectividade é um obstáculo para nuvem no Brasil, Ione Coco, responsável pelo programa de CIO do Gartner Brasil, alerta que esse problema não deve ser uma desculpa para projetos de cloud. Sua recomendação é: “comece pequeno, mas faça. Não reclame da falta de infraestrutura”, aconselha.
Pesquisa do Gartner apresentada por Donald Feinberg, analista da consultoria no Brasil, aponta que cloud computing está em terceiro lugar no ranking de prioridades dos CIOs da América Latina em 2013, depois de soluções para análise de dados e mobilidade. A posição é semelhante ao do mercado mundial. Segundo o analista, o Brasil também segue essa ordem, o que sinaliza que o País está em sintonia com o resto do mundo.
Dreyfuss lembra que normalmente o gap de adoção de novas tecnologias pelo Brasil é de três anos. Porém, no caso dessas últimas, o mercado brasileiro está seguindo praticamente o mesmo ritmo. “Existe uma pressão grande que as empresas invistam em novas tecnologias para serem mais competitivas”, constata o analista do Gartner.
Comentários
Posts Relacionados
Outsourcing de TI como valor estratégico para o negócio
Outsourcing de TI é uma alternativa inteligente para apoiar os gestores de TI ou CIOS a resolverem problemas como: burocracia dos processos... Leia Mais.
CorpFlex e SolarWinds: monitoração com agilidade e transparência
*Por Marcos Andrade Nada tira mais o sono do CIO do que pensar que o ambiente de TI da sua empresa pode estar perigosamente no limite... Leia Mais.
CFOs perdem influência nas decisões de TI
Fonte: Computerworld – Maio 2015 Há um rearranjo nas estruturas hierárquicas das organizações. Diretores financeiros, que no passa... Leia Mais.
Mitos e verdades sobre segurança da informação
*Por Marcos Andrade Entre mitos e verdades, a maior ameaça ao gerenciamento estratégico de segurança da informação é a paranoia... Leia Mais.