Cloud Computing é aposta da Carbizz para expandir operação sem impactar custo

  • Compartilhar

A Carbizz, empresa especializada na organização de eventos para compra e venda de veículos usados, há dois anos enfrentou um desafio que era apostar em uma nova tecnologia para hospedar seu ambiente de TI, que fosse ao mesmo tempo flexível, capaz de suportar o crescimento que a empresa estava planejando, com alta disponibilidade e ainda ser altamente segura. Como a companhia atua com comercialização de veículos, os dados que trafegam pela sua rede são informações financeiras, geralmente de caráter confidencial.

A decisão aconteceu depois de sucessivas falhas no ambiente de TI, durante os períodos de picos de acesso ao sistema que ocorriam na época de realização dos eventos que eram realizados pela internet, de forma presencial ou até mesmo híbrida, ou seja, um mix com os dois formatos: lances presenciais e pela web simultaneamente. “Durante esses eventos, o sistema travava por completo. Ninguém conseguia acessar qualquer informação em nossos cadastros e toda a operação ficava comprometida. Deixávamos de fechar negócios porque o sistema bloqueava, causando um transtorno irreparável”, explica Ricardo Lima da Mota, supervisor de TI da Carbizz.

De acordo com Mota, o modelo de negócio implantado na época com o parceiro de TI era limitado, ou seja, não permitia expandir a infraestrutura sem impactar demais a rentabilidade da companhia. “Fazer um upgrade tecnológico de tempos em tempos oneraria demais a operação, o que tornaria qualquer novo investimento na área inviável”, comenta. “Nosso nível de acesso ao sistema durante os leilões, para ter uma ideia, pulava de 150 para 1.200 acessos apenas durante algumas horas do dia. Precisávamos expandir o nosso ambiente de TI para que a empresa pudesse evoluir”, completa.

Para obter essa alta disponibilidade, segurança e flexibilidade da infraestrutura de TI, a Carbizz contratou a solução de cloud computing da CorpFlex para hospedar 8 dos seus 9 servidores, onde rodam todas as aplicações como ERP, CRM, email, Internet, Antivírus, Banco de Dados etc., além do serviço de firewall gerenciado. “Hoje trabalhamos sem sustos. Temos plena confiança em nosso parceiro que não apenas nos entrega um ambiente seguro, flexível e disponível, mas também cuida de toda a gestão desse ambiente com uma equipe técnica altamente capacitada, que nos posiciona sempre sobre tudo o que está acontecendo na nossa rede e na ocorrência de qualquer interferência está sempre pronta a nos atender”, avalia Mota. “Já tivemos um mau uso da ferramenta. Hoje com o monitoramento da CorpFlex conseguimos medir nossos recursos de forma mais precisa e temos total controle sobre todo o nosso ambiente”.

O supervisor de TI da Carbizz afirma ainda que o modelo de nuvem privada da CorpFlex também proporcionou uma redução dos custos, em comparação ao modelo tradicional de aquisição de tecnologia. “Esse modelo de negócio nos garante o upgrade de infraestrutura com o que há de mais moderno em tecnologias e segurança. Temos um Firewall totalmente dedicado à Carbizz que é fundamental para o sucesso da nossa operação. Dessa forma, ficamos livres para pensar na estratégia da TI como um aliado do negócio”, ressalta. “Minha visão sobre tecnologia em cloud computing mudou totalmente depois da experiência com a CorpFlex. A tecnologia é estável e segura. Sem esse modelo é muito difícil para as empresas serem competitivas. Hoje eu tenho a convicção que estamos no caminho certo”, comemora Ricardo Mota.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa