Como fazer o disaster recovery sem gastar muito? Confira!

  • Compartilhar

Você conhece a diferença entre o backup em nuvem e o disaster recovery? Muitas empresas buscam soluções para proteger seus dados e garantir a disponibilidade dos sistemas, mas não têm muitos recursos disponíveis.

Com uma tecnologia que une as duas aplicações, é possível reduzir os custos e garantir a qualidade de todo o processo com o armazenamento em nuvem. Conheça a seguir!

#Qual é a diferença entre backup em nuvem e disaster recovery (DR)?

Antes de decidir qual solução a sua empresa precisa, é importante conhecer as diferenças entre os dois conceitos. Confira:

Backup em nuvem

Essa é uma metodologia para proteger os dados da companhia. Em vez de realizar uma cópia das informações em um data center interno, a empresa faz uma duplicação delas em uma nuvem

Disaster Recovery

Esse é um procedimento completo para proteger os dados da organização. Ele vai além do serviço de backup, pois cria uma infraestrutura para permitir o uso das aplicações e arquivos em casos de falha dos sistemas. O DR é um serviço que permite a restauração dos dados de forma rápida e segura.

#Por que buscar uma solução de recuperação de desastre?

A ferramenta de DR é fundamental para as organizações que passam por processos de compliance e que não podem correr o risco de ficar com indisponibilidade dos sistemas.

Por exemplo, um banco não pode perder os dados sobre as retiradas financeiras dos clientes, empréstimos e financiamentos concedidos em um dia. O DR garante que a empresa não tenha apenas uma cópia segura das informações com armazenamento em nuvem, mas possa restaurar o sistema em poucos minutos quando ele apresentar uma falha inesperada.

Assim, o gestor consegue evitar a inatividade da equipe, interrupção dos serviços e a insatisfação dos clientes que estão aguardando atendimento na agência.

Essa solução não é recomendada apenas para instituições financeiras, mas para qualquer companhia que não pode ficar sem o funcionamento de suas ferramentas e sem acesso às informações.

#Como transformar o backup em nuvem em disaster recovery?

O grande desafio para muitas organizações é o alto custo de uma solução de recuperação de desastre. Contudo, é possível reduzir em até 60% essa despesa ao transformar um armazenamento em nuvem em DR.

A solução da Corpflex faz o backup do ambiente produtivo, o copia e encaminha os dados para outro local. Em seguida, é possível transformar o backup em um DR.

Ao utilizar a mesma infraestrutura para as duas soluções, a companhia tem uma redução dos custos da operação. Afinal, não é necessário fazer duas redundâncias. Isso tudo garantindo a qualidade e eficiência do trabalho.

Por exemplo: se existe um servidor de Web e outro de banco. É possível realizar o backup dos dois servidores, enviá-los para a nuvem e dar um início nas máquinas para que fiquem disponíveis em outro lugar. Basta a empresa informar que precisa realizar a recuperação de desastres.

A grande diferença é que nos casos dos bancos, geralmente, já se deixa uma máquina ligada no outro lado para diminuir o RPO (tempo máximo para perda de informações). Ou seja, o limite do período em que a companhia aceita perder um dado importante. Ele pode ser de minutos, horas ou dias.

#Quais são os diferenciais da Corpflex?

A Corpflex atua há 25 anos no mercado e tem ampla experiência com implantação e gerenciamento de soluções tecnológicas. Ela tem uma equipe qualificada para atender às demandas distintas de cada cliente, com foco nos resultados.

O principal diferencial da solução de disaster recovery é a capacidade ultracloud da Corpflex. Os profissionais conseguem ter atenção à missão crítica e criar um plano de backup em nuvem e desastre em qualquer ambiente.

Isso dá mais flexibilidade para a companhia utilizar múltiplas nuvens e também traz benefícios financeiros, pois a equipe de especialistas faz uma análise sobre a melhor aplicação para o cliente.

Quer compreender como implantar um plano de recuperação de desastres em sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas para escolher a melhor solução para o seu negócio!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa