Como inserir inovação e liderança na gestão de TI e inspirar equipes

corpflex
* Por Marcos Andrade
Ter uma área de TI inovadora não depende apenas da vontade do CIO, mas também de toda a sua equipe, que, por sua vez, precisa ser sempre estimulada pelo seu líder inovador a “sair da caixa” e adotar um comportamento que ajude a empresa a repensar a forma como faz negócios.
Antes de qualquer coisa, vale a pena deixar claro aqui que, quando se fala em inovação, isso não está relacionado apenas ao investimento em tecnologias de última geração, mas principalmente à adoção de um mindset inovador que gere resultados efetivos para a empresa por meio de ganhos em performance de processos, inteligência e vantagens competitivas.
Para a implementação dessa cultura de inovação de forma efetiva e sustentável, é necessário que a equipe de TI entenda a importância e esteja ciente dessa nova necessidade e os objetivos sejam alinhados entre todo o time. Por isso, este post traz dicas de ações que o CIO pode colocar em prática para manter equipes de alto desempenho em TI, sempre focada na inovação. Confira:
- Estimule a criatividade: algumas provocações para estimular a criatividade do time são mostrar que não há uma solução única para um problema, é válido questionar verdades absolutas e ideias aparentemente ruins não devem ser inibidas ou descartadas;
- Reconheça conquistas: a criação de oportunidades de inovação que poderão ser desenvolvidas pela empresa merece, sim, o seu reconhecimento. Pode ser por meio de placas, troféus, confraternizações, entre outros;
- Invista em capacitações: ofereça treinamentos para garantir que os colaboradores saberão usar os recursos disponíveis de forma plena e, a partir do conhecimento dessas possibilidades, desenvolvam processos, serviços e produtos inovadores;
- Compartilhe cases de sucesso: compartilhar entrevistas interessantes ou cases de sucesso sobre inovação pode ajudar a gerar insights e auxiliar no processo criativo da equipe;
- Crie regras específicas para TI: ambientes muito controlados costumam inibir a criatividade e, assim, a inovação. Por isso, a área de TI, pela sua função, não deve estar sujeita às mesmas regras aplicadas em uma fábrica, por exemplo.
Colocando em prática essas iniciativas de gestão de equipes de TI o CIO garante que cada vez mais pessoas dentro da área de TI tenham condições de trazer novas visões e contribuições para os processos. Porém, para se dedicar a esse projeto, você vai precisar de tempo, e, sendo assim, de um parceiro altamente qualificado em outsourcing de TI. Mas de que formas esse parceiro poderia ajudar o CIO a estimular a inovação dentro da sua equipe? Com a palavra, dois líderes inovadores do mundo dos negócios!
#1 Conte com os parceiros certos
O cacique Almir Narayamoga Suruí, líder indígena da tribo dosSuruí, já percebeu que desenvolver projetos com os parceiros certos faz a tribo chegar mais longe. Os suruís, produtores de açaí e grandes ativistas em busca da preservação das florestas, possuem aliança com entidades para o plantio de mudas e a obtenção de microcrédito e também conta com fornecedores de tecnologia para modernizar as atividades da tribo, sem perder o foco no seu objetivo.
#2 Menos competição, mais inovação
Na opinião de Peter Thiel, cofundador do sistema de pagamento on-line PayPal, quanto mais você compete, mais se torna parecido com todos os outros. Os reais parâmetros de competitividade e progresso viriam do conhecimento inovador e não da competição, ou seja, passar a ocupar uma fatia do mercado que antes não existia. E as melhores oportunidades, segundo o empreendedor, estão nos pontos críticos gerenciados pelas empresas no seu dia a dia.
Portanto, um dos primeiros passos para o CIO começar a formar equipes de alto desempenho em TI é delegar a parte operacional da área – ou seja, todas as tarefas que, apesar de críticas, têm baixo valor agregado – para um parceiro de outsourcing de TI altamente qualificado. Esse fornecedor deve garantir equipes e tecnologias de primeira linha e total disponibilidade para solucionar situações emergenciais.
Com a segurança de que a operação estará em boas mãos, o CIO poderá orientar sua liderança na gestão de TI ao desenvolvimento de projetos inovadores e mais estratégicos para o negócio.
*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex
Leia mais no Blog:
Computação em Nuvem é Seguro? 5 fatos que vão levar você a concluir que sim. Saiba mais!
Como sua empresa pode reduzir os custos com Operação de TI
Baixe agora o E-book e tenha acesso a dicas imperdíveis de soluções tecnológicas que trarão economia surpreendente em infra de TI para sua empresa
Baixar eBook