Como ter equipes de alto desempenho em TI na sua PME?

*Por Marcos Andrade
As pequenas e médias empresas (PMEs) oferecem grandes desafios e oportunidades para o CIO. Se por um lado, a operação já demanda sistemas robustos, estrutura para segurança de dados e alta disponibilidade, por outro, ainda apresenta dificuldades com a estruturação de processos internos e necessitam de grande flexibilidade para responder rapidamente às demandas do mercado.
Isso significa que o líder do departamento de tecnologia ainda precisa usar muito de sua bagagem técnica para solucionar questões práticas do dia a dia. Se durante a atualização de versão do ERP acontece uma falha e o sistema sai do ar, o CIO se envolve pessoalmente até que a situação seja normalizada, certo? E se um link de internet cai e a empresa fica sem conexão? Ele também precisa dedicar seu tempo para garantir a solução rápida do problema.
E não é somente o tempo do CIO que é consumido pelas demandas operacionais e de baixo valor agregado. Sua equipe, geralmente bem enxuta, também encontra dificuldades para oferecer o suporte adequado tanto para as demais áreas de negócios, quanto para os clientes. Isso, sem mencionar as escalas de feriados e férias que adicionam uma dose extra de emoção à agenda do CIO.
A gestão de custos do departamento também é um tema muito discutido, afinal, uma empresa que não é de tecnologia, não pretende investir seus recursos na área de TI e sim nas áreas que tradicionalmente geram receita, como a comercial e de desenvolvimento de produto, por exemplo. Mas, como CIO, você sabe que a TI estratégica pode fazer toda a diferença nos resultados da companhia e precisa tomar uma atitude para mudar o quadro atual.
Em reportagem do blog Radar do Emprego, Fábio Saad, gerente sênior da divisão de tecnologia da Robert Half (maior empresa de recrutamento especializado do mundo), conta que o profissional de TI deverá cada vez mais ser formado para ter características empreendedoras e para ser um agente transformador. No mesmo artigo, Leonardo Trevisan, professor da Faculdade de Economia da PUC-SP, afirma que a tendência é que a empresa não observe somente o resultado de um departamento, mas sim, o impacto que o profissional produz para o negócio.
Essa atualização no cenário profissional e corporativo explica a forte tendência da adoção da cloud computing nas empresas que buscam mais inovação e desempenho. Migrar para a nuvem certa é o caminho para atingir seus objetivos e superar seus desafios na PME!
O parceiro de TI ideal vai ajudar o CIO a estabelecer uma TI estratégica e assim, montar uma equipe de alto desempenho em TI, oferecendo uma infraestrutura robusta para garantir que seus sistemas de missão crítica estejam seguramente hospedados e disponíveis , conduzindo todas as demandas operacionais com suporte gerenciado. Dessa forma, o CIO terá mais tempo para pensar no negócio e liderar a inovação dentro da empresa.
Contando com um fornecedor especializado, você passa a ter uma equipe de profissionais dedicada ao seu negócio e constantemente atualizada. Além disso, a cloud corporativa pode enxugar até 50% dos custos da TI apoiando uma gestão de custos mais eficiente, pois o modelo de negócio é flexível, ideal para as necessidades da PME.
Quer saber mais sobre as vantagens do outsourcing de ti e como reduzir os custos? Baixe gratuitamente o e-book “Como reduzir os custos por meio da tecnologia da informação. Clique Aqui
*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex
Comentários
Posts Relacionados
Wannacry: A Ameaça a um clique
*Por Edivaldo Rocha Com mais de 300 mil máquinas infectadas em 150 países, o megaciberataque WannaCry deixa uma marca na histór... Leia Mais.
Fortinet é primeira fabricante a fornecer o firewall com taxa de transferência de 1 Terabit por segundo
Fonte: Segs – Setembro de 2014 A Fortinet® , líder global em segurança de rede de alta performance, está redefinindo seus padrões... Leia Mais.
Como inserir inovação e liderança na gestão de TI e inspirar equipes
* Por Marcos Andrade Ter uma área de TI inovadora não depende apenas da vontade do CIO, mas também de toda a sua equipe, que, po... Leia Mais.
CorpFlex no Latam 2017 – CISCO
Edivaldo Rocha – CEO da CorpFlex participa esta semana do evento Connect Latam 2017. Em sua sétima edição, o evento é reser... Leia Mais.