Compliance e governança corporativa ao seu alcance com cloud

  • Compartilhar
Compliance

Uma boa governança corporativa é indispensável para o sucesso de uma organização. Afinal, é essa metodologia que dirige, monitora e incentiva o relacionamento entre todos. Além dela, na estrutura empresarial, a governança de Tecnologia da Informação e o compliance também ganham destaque.

De acordo com dados de pesquisa elaborada pela KPMG, a política e o programa de ética e compliance já vêm sendo implementados em 71% das empresas entrevistadas. O número  representa um avanço significativo.

Porém, com a ajuda da tecnologia e da computação em nuvem, é possível fazer mais. Contudo, a maioria das empresas não sabe disso: 68% dos respondentes não conhecem ou não aproveitam a tecnologia para apoiar suas iniciativas na área.

A CorpFlex, especialista em soluções de cloud computing, pode ajudar sua organização a ir muito mais longe, consolidando a governança corporativa, com uma estratégia muito mais completa e inteligente. Quer saber mais? Continue lendo esse texto!

1 Falta de compliance é fator de risco fatal para a empresa

Se a sua empresa se vê diante do desafio de cumprir regulamentos, normas, leis código de ética, conduta, visão, missão e valores, ela precisa investir em uma estratégia rápida. Esse movimento garante um crescimento sustentável, seguindo o que a legislação exige e a política da organização orienta.  

O case que ilustra bem a importância da ferramenta é o movimento das operadoras de telefonia, após a implantação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 1997. Na época, a maioria das empresas não estava em conformidade com o novo marco regulatório, dado pela Lei Geral de Telecomunicações. Muitas delas não tinham fôlego, nem estrutura para se adequar às normas que estavam sendo impostas.

Com isso, as empresas – especialmente as pequenas e micro – encararam a quebra das regras e normas, as multas e autuações. Consequentemente, muitas não sobreviveram a esse novo momento. Em seguida, foram incorporadas por organizações maiores.

Daí, a importância indiscutível do compliance para qualquer organização. Sem ele, qualquer empresa está sujeita a perder seu espaço no mercado. Acima de tudo, é uma questão de sobrevivência.

E a adaptação das operadoras não parou por aí, porque a evolução da tecnologia também impacta no cumprimento do conjunto de normas. As operadoras souberam reagir a uma série de fatos e avanços impactantes: o surgimento dos smartphones e, na sequência, do cartão SIMGSM; a portabilidade numérica; a popularização das redes sociais e as chamadas feitas via aplicativos, como Skype.

Somente com os dados armazenados e sistematizados em cloud computing, a segmentação e a parametrização é possível fazer uma governança corporativa assertiva e evitar a quebra de compliance.

A CorpFlex pode ajudar a empresa a manter a governança e garantir compliance

Para ajudar as empresas que buscam consolidar uma governança corporativa, com foco também na governança de tecnologia da informação, a CorpFlex oferece mapeamento e tangibilização da escalabilidade dos serviços de TI.

Ao contar com o suporte de um parceiro especialista em computação em nuvem, a empresa se mantém fortalecida e protegida, isenta de qualquer tipo de preocupação com os riscos operacionais em TI.

No que concerne à Lei Geral de Proteção de Dados e às melhores práticas para hardware e software, a CorpFlex utiliza tecnologia de ponta. Além disso, oferece estrutura de hospedagem de dados com infraestrutura customizada para o cliente.

Como a governança é feita pela CorpFlex

A consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados exige que as empresas tenham alto nível de governança corporativa interna, com destaque para a governança de TI.

Cada vez mais, prioriza-se a segurança de dados e a cybersecurity visando padrões de excelência global. Porém, a metodologia correta para fazer uma governança assertiva não costuma ser indicada.

É importante que os gestores saibam que com as melhores soluções tecnológicas é possível consolidar uma política de governança e de compliance, garantindo a atuação da empresa em conformidade com a lei.

Suponhamos que a sua organização está planejando a abertura de uma nova unidade. Para tanto, precisa de infraestrutura e conectividade para consolidar vendas. Afinal, é preciso manter monitoramento, comunicação e disponibilidade de dados o tempo todo, com acesso controlado, para registrar e consolidar todas as transações e processos envolvidos.

A  CorpFlex ajuda a escolher as soluções mais adequadas para a sua realidade, pensando em uma solução sob medida para a nova unidade. A seguir, conheça alguns dos serviços ofertados.

Kit de acesso gerenciado: pacote amplamente customizado, planejado para garantir a escalabilidade e a segurança daquela nova unidade. Equipe comercial e técnica avaliam, por exemplo, a banda ideal e a racionalização da gestão de links.

Com essa solução,  essa unidade não terá problemas porque tudo será mapeado e padronizado segundo as melhores práticas de mercado.

Segurança avançada contra ransomware: o time especialista em cloud computing da CorpFlex faz um mapeamento das fragilidades dentro do ambiente interno e identifica o que é necessário em termos de infraestrutura de segurança. Como as soluções são ofertadas em computação em nuvem, há flexibilidade e facilidade na escolha e implantação das soluções na organização. Isso porque já se tem o modelo de proteção máxima contra ameaças avançadas, normalmente não identificadas para o antivírus. A segurança é adicionada em camadas: com antivírus, firewall, bloqueio, monitoramento.Inspeção dos links de URL e inspeção e proteção dos e-mails: a CorpFlex inspeciona o conteúdo dos e-mails, classificando e bloqueando aqueles  considerados maliciosos. A consciência dos usuários também é importante; eles devem ser orientados para fazer o uso correto do sistema.

Firewall gerenciado: a solução permite realizar e controlar os dispositivos Fortigate físicos e virtuais da sua empresa, garantindo que políticas de segurança sejam criadas, implementadas e monitoradas ininterruptamente. A solução também leva à redução de custos com equipamentos, pessoas e links, além de permitir o controle de acesso de acordo com liberações preestabelecidas. O firewall é altamente adaptável às demandas e necessidades da empresa.

#Como a CorpFlex adiciona os recursos à camada de serviços

Para fornecer o serviço de cloud computing com todos os itens  que permitem a governança integrada, a CorpFlex segue um processo estruturado, dividido em 7 etapas. São elas:

  1. Análise do ambiente do cliente: para que seja possível customizar e parametrizar tudo que for preciso;
  2. Mapeamento de necessidades e demandas: o que permite a construção de um projeto único, desenvolvido sob medida, de acordo com a estrutura do cliente em nível de TI.
  3. Identificação de possíveis dificuldades: o time da CorpFlex também trabalha para mapear os desafios do cliente naquele momento;
  4. Análise descritiva: busca entender o que está acontecendo;
  5. Análise diagnóstica: os profissionais especialistas em cloud computing focam esforços para entender por que dado evento aconteceu naquele ambiente;
  6. Análise preditiva: para proteger a organização, eles também fazem previsões do que pode acontecer com o sistema de serviços;
  7. Análise prescritiva: os profissionais apresentam as soluções da CorpFlex indicadas para combater qualquer tipo de ameaça ao sistema.

A partir daí, é gerado um projeto em nível de TI, considerando o Acordo de Nível de Serviço – SLA, com uma matriz de responsabilidade bem definida. Assim, tanto a CorpFlex como o cliente ficam cientes do seu papel na governança de TI.

Quer saber como a melhor especialista em cloud computing  pode ajudar você?

Conte com a CorpFlex para transformar não apenas a TI, mas também a gestão da sua empresa. Entre em contato conosco e descubra tecnologia de computação em nuvem pode dar suporte para uma nova governança.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa