Comunicações unificadas: é hora de aproveitar cloud e mobilidade

  • Compartilhar

Fonte: Computerworld 09 de Julho de 2012

Comunicações eficazes, argumentam muitos, são a chave para o negócio. Mas encontrar as tecnologias apropriadas para suportar as comunicações eficazes pode ser um desafio para os profissionais de TI. As comunicações unificadas são um conceito que engloba uma variedade de tecnologias, todas capazes de trabalhar em conjunto e, sim, enquanto a comunicação é um processo humano, a tecnologia pode facilitá-la e melhorá- la.

Em termos gerais, as comunicações unificadas são a convergência de soluções de comunicação e de ferramentas de colaboração, tais como videoconferência, mensagens unificadas, smartphones ou centros de contato, para citar algumas.

Uma solução altamente eficaz de comunicações unificadas pode suportar a produtividade de indivíduos e de organizações inteiras, reduzir os custos operacionais de TI e aumentar a colaboração entre funcionários e clientes. Estas soluções também podem oferecer capacidades aos funcionários para acessar o email corporativo fora do escritório e ferramentas úteis, como receberem mensagens de correio de voz no email.

Com a explosão das tendências tecnológicas, como a mobilidade e a computação na nuvem (cloud computing), as comunicações unificadas tendem ser muito mais do que apenas videoconferência e acesso do email profissional em casa. Elas oferecem ferramentas de colaboração flexíveis e a capacidade para trabalhar – com todos os recursos necessários – em qualquer lugar do mundo.

Aproveitar as capacidades móveis

Agora que muitos trabalhadores têm vários dispositivos – seja um laptop, smartphone ou tablet – as opções das comunicações unificadas móveis estão tornando-se um grande benefício para as organizações e trabalhadores. Na realidade, as organizações reportam que as soluções mais comuns de comunicações unificadas implantadas incluem smartphones e desktops móveis (80%, em ambos os casos), de acordo com o 2011 Unified Communications Tracking Poll, da CDW, empresa que fornece soluções de tecnologia para empresas, governos, educação e saúde.

Este estudo revela também que um dos principais benefícios das comunicações unificadas é o apoio à mobilidade. As características principais que as organizações salientam são o acesso a email e correio de voz nos smartphones e a possibilidade de receber mensagens de voz por email. Além disso, os entrevistados listam o aumento da produtividade como o principal benefício que experimentam com as comunicações unificadas.

Mas há desafios. Quando os funcionários têm um maior acesso móvel, incluindo acesso a informações confidenciais, o departamento de TI tem de lidar com as implicações de segurança. Além disso, se as empresas permitem que os funcionários levem o seu próprio dispositivo (BYOD), a TI precisa de lidar com os desafios de suportar as diferentes plataformas.

A TI precisa de garantir que a força de trabalho receba formação em segurança móvel e deve considerar o uso das soluções de segurança móveis, como ferramentas de gestão de dispositivos móveis, software de prevenção de perda de dados e opções de criptografia de email.

A cloud computing é, naturalmente, outra megatendência no mundo das TI. Implantar uma solução de comunicações unificadas na nuvem pode render grandes benefícios que já são visíveis com a computação em nuvem. De acordo com a pesquisa da CDW, 69% das organizações estão avaliando, implementando ou já têm totalmente implantado um sistema de comunicações unificadas em cloud. Ferramentas como o email (Gmail), gestão de documentos (SharePoint, Google Docs) e vídeo e conferência na Web (Microsoft Live Meeting, WebEx), todas levam as eficiência e economia da nuvem para as comunicações unificadas.

A computação na nuvem também atenua alguns dos pontos dolorosos das comunicações unificadas, como o orçamento inicial necessário ou o tempo e complexidade da implementação da solução. Três quartos dos inquiridos dizem que a implantação das comunicações unificadas na nuvem agilizou e facilitou a sua implantação.

Para as organizações que gostariam de mergulhar nas comunicações unificadas, implementar soluções na nuvem é uma maneira fácil e eficaz para as testarem.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa