E-mail Exchange: quais as vantagens de contratar?

  • Compartilhar

E-mail Exchange é um tipo de conta de e-mail corporativo que se diferencia de seus principais concorrentes (Webmail, POP e IMAP) em muitas frentes.

Para entender as vantagens de contratar E-mail Exchange, vamos demonstrar quais são essas diferenças. Continue lendo para entender!

POP

POP é o tipo mais antigo de email. Acrônimo de “Post Office Protocol”, foi criado para que os clientes de e-mail, como o Outlook e o aplicativo Mail da Apple, possam se conectar aos serviços de e-mail para baixar e enviar mensagens eletrônica.

Houve várias versões do POP ao longo dos anos, com o POP3 sendo o mais utilizado.

E-mail POP basicamente funciona baixando dados de e-mail para o primeiro cliente que se conecta a ele. Isso significa que, se você abrir o Outlook em seu laptop e fizer o download de novos e-mails do servidor usando o POP, seu laptop será o único lugar em que esses e-mails serão armazenados. Se você tentar acessá-los usando POP em seu telefone ou outro computador, eles não serão exibidos.

Prós:

  • Fácil de configurar.

Contras:

  • Nenhuma mensagem de sincronização;
  • Uma vez que o e-mail é baixado para um dispositivo (por exemplo, um computador), ele desaparece do servidor;
  • Sem contato, calendário ou sincronização de dados.

IMAP

Depois que o POP já existia por algum tempo, um novo tipo de email foi criado e chamado de IMAP (acrônimo de Internet Message Access Protocol).

Ao contrário do POP, o IMAP fala com o servidor de email. Isso significa que, se você fizer o download de um novo e-mail no Outlook em seu computador, ele também fará o download para o seu iPhone.

Se você ler uma mensagem no seu iPad, ela será mostrada como lida em seu laptop também. Mover emails de uma pasta para outra também é uma ação sincronizada.

Embora o IMAP seja ótimo na sincronização, ele também requer mais poder de processamento e pode ser mais propenso a erros.

Prós:

  • Sincronização total de mensagens;
  • Suporte a vários dispositivos e clientes;
  • Sinalizadores e itens de tarefas sincronizados;
  • Mensagens salvas no servidor e baixadas para cada nova conta;
  • Muito simples de ativar e usar.

Contras:

  • Problemas de sincronização podem surgir;
  • Se várias pessoas estiverem usando a mesma conta, a sincronização de mensagens poderá criar confusão;
  • Não suportado por todos os provedores de email.

Webmail

Webmail é um tipo de conta de e-mail baseada na web. Geralmente são contas de e-mail “gratuitas” que são operadas a partir de um site. Exemplos incluem Hotmail, GMail e Yahoo Mail.

Prós:

  • Serviços básicos de webmail dos grandes provedores são geralmente gratuitos;
  • Grandes provedores oferecem armazenamento ilimitado ou em gigabytes, portanto, você os usuários nunca precisam excluir mensagens para economizar espaço, mesmo aquelas com anexos grandes;
  • Permite que os usuários acessem seus e-mails, desde que tenham acesso a uma conexão com a Internet e a um navegador da web.

Contras:

  • Usuários não podem ler emails antigos ou redigir novas mensagens eletrônicas offline;
  • Nada é de graça; os provedores geralmente sobrevivem vendendo publicidade — imagine enviar um e-mail a um cliente e ele receber um banner de um concorrente na barrinha lateral!
  • Serviços de webmail são um paraíso para os spammers;
  • Não é possível padronizar os endereços de e-mail dos funcionários de uma empresa, pois é preciso lidar com a disponibilidade do provedor.

Microsoft Exchange

O último tipo de email nesta lista é o mais avançado e adequado para os negócios modernos.

O protocolo do Exchange foi criado para permitir que os usuários sincronizem e-mails, contatos, calendários e muitos outros recursos entre clientes e serviços de e-mail.

É facilmente acessível através do Office 365 como ‘Hosted Exchange’ a um custo mensal por caixa de correio barato — também pode ser configurado localmente nos servidores, se necessário.

Prós:

  • Sincronização total de mensagens de e-mail;
  • Mensagens também armazenadas no servidor;
  • Todos os clientes de e-mail móveis suportam o Exchange;
  • Segurança de nível corporativo para proteger sua comunicação contra qualquer tipo de ameaça;
  • Contatos, calendários e dados todos sincronizam;
  • Facilidade de escalar — o preço geralmente segue a abordagem “pague conforme o uso”;
  • Redução e controle de custos — hospedar um Exchange Server na nuvem é muito mais barato do que a implantação local de um Exchange Server

Contras:

  • Problemas de sincronização podem ocorrer — mas muito raramente!

Como você viu, o E-mail Exchange tem muito mais vantagens que desvantagens. Na comparação com os outros tipos, ele é o mais indicado para as comunicações corporativas. Fornece mais controle, mantém uma disponibilidade superior aos seus concorrentes e muito mais!

Quer conhecer com mais profundidade o que o E-mail Exchange pode fazer pela comunicação do seu negócio? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar essa solução!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa