E-mail Exchange: quais as vantagens de contratar?

corpflex
E-mail Exchange é um tipo de conta de e-mail corporativo que se diferencia de seus principais concorrentes (Webmail, POP e IMAP) em muitas frentes.
Para entender as vantagens de contratar E-mail Exchange, vamos demonstrar quais são essas diferenças. Continue lendo para entender!
POP
POP é o tipo mais antigo de email. Acrônimo de “Post Office Protocol”, foi criado para que os clientes de e-mail, como o Outlook e o aplicativo Mail da Apple, possam se conectar aos serviços de e-mail para baixar e enviar mensagens eletrônica.
Houve várias versões do POP ao longo dos anos, com o POP3 sendo o mais utilizado.
E-mail POP basicamente funciona baixando dados de e-mail para o primeiro cliente que se conecta a ele. Isso significa que, se você abrir o Outlook em seu laptop e fizer o download de novos e-mails do servidor usando o POP, seu laptop será o único lugar em que esses e-mails serão armazenados. Se você tentar acessá-los usando POP em seu telefone ou outro computador, eles não serão exibidos.
Prós:
- Fácil de configurar.
Contras:
- Nenhuma mensagem de sincronização;
- Uma vez que o e-mail é baixado para um dispositivo (por exemplo, um computador), ele desaparece do servidor;
- Sem contato, calendário ou sincronização de dados.
IMAP
Depois que o POP já existia por algum tempo, um novo tipo de email foi criado e chamado de IMAP (acrônimo de Internet Message Access Protocol).
Ao contrário do POP, o IMAP fala com o servidor de email. Isso significa que, se você fizer o download de um novo e-mail no Outlook em seu computador, ele também fará o download para o seu iPhone.
Se você ler uma mensagem no seu iPad, ela será mostrada como lida em seu laptop também. Mover emails de uma pasta para outra também é uma ação sincronizada.
Embora o IMAP seja ótimo na sincronização, ele também requer mais poder de processamento e pode ser mais propenso a erros.
Prós:
- Sincronização total de mensagens;
- Suporte a vários dispositivos e clientes;
- Sinalizadores e itens de tarefas sincronizados;
- Mensagens salvas no servidor e baixadas para cada nova conta;
- Muito simples de ativar e usar.
Contras:
- Problemas de sincronização podem surgir;
- Se várias pessoas estiverem usando a mesma conta, a sincronização de mensagens poderá criar confusão;
- Não suportado por todos os provedores de email.
Webmail
Webmail é um tipo de conta de e-mail baseada na web. Geralmente são contas de e-mail “gratuitas” que são operadas a partir de um site. Exemplos incluem Hotmail, GMail e Yahoo Mail.
Prós:
- Serviços básicos de webmail dos grandes provedores são geralmente gratuitos;
- Grandes provedores oferecem armazenamento ilimitado ou em gigabytes, portanto, você os usuários nunca precisam excluir mensagens para economizar espaço, mesmo aquelas com anexos grandes;
- Permite que os usuários acessem seus e-mails, desde que tenham acesso a uma conexão com a Internet e a um navegador da web.
Contras:
- Usuários não podem ler emails antigos ou redigir novas mensagens eletrônicas offline;
- Nada é de graça; os provedores geralmente sobrevivem vendendo publicidade — imagine enviar um e-mail a um cliente e ele receber um banner de um concorrente na barrinha lateral!
- Serviços de webmail são um paraíso para os spammers;
- Não é possível padronizar os endereços de e-mail dos funcionários de uma empresa, pois é preciso lidar com a disponibilidade do provedor.
Microsoft Exchange
O último tipo de email nesta lista é o mais avançado e adequado para os negócios modernos.
O protocolo do Exchange foi criado para permitir que os usuários sincronizem e-mails, contatos, calendários e muitos outros recursos entre clientes e serviços de e-mail.
É facilmente acessível através do Office 365 como ‘Hosted Exchange’ a um custo mensal por caixa de correio barato — também pode ser configurado localmente nos servidores, se necessário.
Prós:
- Sincronização total de mensagens de e-mail;
- Mensagens também armazenadas no servidor;
- Todos os clientes de e-mail móveis suportam o Exchange;
- Segurança de nível corporativo para proteger sua comunicação contra qualquer tipo de ameaça;
- Contatos, calendários e dados todos sincronizam;
- Facilidade de escalar — o preço geralmente segue a abordagem “pague conforme o uso”;
- Redução e controle de custos — hospedar um Exchange Server na nuvem é muito mais barato do que a implantação local de um Exchange Server
Contras:
- Problemas de sincronização podem ocorrer — mas muito raramente!
Como você viu, o E-mail Exchange tem muito mais vantagens que desvantagens. Na comparação com os outros tipos, ele é o mais indicado para as comunicações corporativas. Fornece mais controle, mantém uma disponibilidade superior aos seus concorrentes e muito mais!
Quer conhecer com mais profundidade o que o E-mail Exchange pode fazer pela comunicação do seu negócio? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar essa solução!
Como sua empresa pode reduzir os custos com Operação de TI
Baixe agora o E-book e tenha acesso a dicas imperdíveis de soluções tecnológicas que trarão economia surpreendente em infra de TI para sua empresa
Baixar eBook