Eleve a performance da sua empresa com terceirização de TI

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*Por Marcos Andrade

Em um cenário de consolidação de modelos flexíveis de computação em nuvem, big data e tecnologias móveis, o ajuste na forma de trabalho se faz necessário para garantir a inovação e alta performance de TI. Nesse sentido, contar com um parceiro para terceirização de serviços de TI  e migrar as aplicações de missão crítica para a nuvem são ótimas alternativas.

A cloud corporativa ainda desperta certa preocupação quanto à segurança dos dados ou ao controle que o gerente de TI terá sobre os processos. Por isso, o post de hoje provoca uma reflexão: será que é melhor executar as tarefas operacionais e se ocupar com todos os aspectos envolvidos nelas ou gerenciar o trabalho de um parceiro especialista? Leia os tópicos abaixo sobre as vantagens do outsourcing de TI e tire suas conclusões:

#1 Comunicação segura entre filiais e matriz (conexão VPN site to site)

A atualização constante da tecnologia necessária para garantir a segurança dos dados da empresa na comunicação entre matriz e filial é algo que demanda investimentos constantes em novas tecnologias e em treinamento para a equipe. Dedicar tempo do time a esse tipo de atividade rouba a atenção que deveria estar centrada nos objetivos estratégicos da empresa.

Ao contratar um parceiro que ofereça uma solução de firewall gerenciado, é possível delegar essa tarefa e gerenciar seu trabalho, sem ter que se envolver diretamente. Vale lembrar que a nuvem privada possibilita ter recursos computacionais dedicados (e não compartilhados), e ainda inclui segurança e atualização de paths no ambiente de data center e a segurança física do próprio data center. Além disso, o custo para manter uma estrutura de ponta é diluído entre todos os clientes, viabilizando seu acesso às melhores tecnologias e profissionais.


#2 Redundância e balanceamento de link (alta disponibilidade)

A disponibilidade dos links de internet é crucial para o trabalho da maior parte dos colaboradores da sua empresa. Quando acontece uma falha, o time de TI precisa agir rápido, entrando em contato com a operadora e acompanhando a solução do problema, mesmo fora do horário de expediente ou em feriados, por exemplo.

Com a terceirização de TI a redundância dos links e seu balanceamento ficam por conta do parceiro. Caso alguma falha seja detectada, é a equipe do fornecedor é que conduzirá o contato com as operadoras de Telecom e que gerenciará o SLA (Service Level Agreement) que sua empresa mantém com as mesmas.


#3 Monitoração dos links e filtro de conteúdo web (consumo Inteligente)

Monitorar o uso da internet é importante, pois os colaboradores podem estar acessando serviços que consomem muita banda, gerando um gargalo de tráfego na rede. Identificando de onde vem o maior fluxo é possível priorizar as aplicações de negócios, como os e-mails corporativos, site da empresa ou ainda o ERP (sistema de gestão integrada), por exemplo. No entanto, essa é uma atividade muito operacional e que demanda a atenção constante da equipe.

Um parceiro especialista pode ajudar a criar políticas de acesso à internet e ainda realizar a monitoração dos links com todas as operadoras (24 horas por dia, todos os dias da semana). Com isso, seu time fica liberado para interagir com as outras áreas de negócios e trazer inovações importantes para a empresa.


#4 Suporte gerenciado (atendimento especializado)

O suporte aos usuários é um importante serviço que o time de TI oferece aos colaboradores da empresa. Mas e quando a TI precisa de ajuda? Captar, manter e treinar profissionais especialistas dentro da empresa representa um custo muito alto, ao mesmo tempo que esses colaboradores podem acabar sendo subutilizados.

Já pensou que um fornecedor de cloud corporativa, além de todos os aspectos de segurança já citados, ainda conta com um time altamente capacitado e atualizado, disponível para atender sua TI? A proximidade com parceiro  é decisiva para uma excelente performance da área e ainda traz uma forte redução dos custos (em torno de 40%). Com esse auxílio, sobra mais tempo para o time se dedicar às atividades que envolvem o core business da empresa.

Cada vez mais a tecnologia vai permear todos os departamentos da empresa, exigindo atenção máxima do time de TI nas questões de segurança e disponibilidade da rede. No entanto, essa demanda reduz a eficiência da equipe, que se vê presa à atividades muito operacionais, afastando-se da posição estratégica que precisa ocupar para garantir a competitividade da organização.

Nesse contexto, é fundamental que a terceirização dos serviços de TI aconteça, com um parceiro de outsourcing TI de confiança garantindo a conectividade e a segurança dos dados para o setor, a equipe pode ficar focada nas estratégias da empresa!

*Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

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