Gerência de Mudança

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Objetivo da Gerência de Mudança

Objetivo da Gerência de Mudança é garantir que as mudanças realizadas no ambiente de desenvolvimento e produção sejam planejadas, registradas, avaliadas, autorizadas, priorizadas, implantadas, documentadas, revisadas de forma gerenciável e mensurável, presidir e estabelecer o Comitê Consultivo de Mudança, comunicar as áreas envolvidas, efetuar a revisão Pós Implementação e encerramento dos registros das mudanças.

A gerência de mudança é uma área interna que faz a interação das áreas envolvidas na execução da atividade e interage com o cliente solicitando a aprovação da atividade via FSM (Formulário de Solicitação de Mudança).

Definição de Mudança

Uma mudança é definida como qualquer alteração, adição, modificação, remoção ou introdução deliberada de algum Item de Configuração, hardware, software, componente de sistema, serviço ou processo que possa afetar o funcionamento do ambiente operacional de TI.

Formulário de FSM (Formulário de Solicitação de Mudança)

Formulário que descreve os dados necessários para realizar a atividade de mudança, contendo a descrição da atividade, o numero do chamado, os aprovadores técnicos, gerenciais e por parte do cliente, os impactos, a indisponibilidade e o plano de contorno (rollback). O supervisor da mudança é o responsável por iniciar, solicitar e acompanhar a mudança até que ela seja implantada em produção.

Para garantir que a implantação ocorra com sucesso, todos os passos do FSM devem ser seguidos.

Time Line

Todos os chamados devem ser abertos com no mínimo 36 horas de antecedência. A atividade será analisada pelo (a) gerente de mudança e se aprovada será enviada ao comitê técnico e gerencial para alinhamento e aprovação da atividade, garantindo assim a integridade do ambiente do cliente.

Após aprovações técnicas e gerenciais por parte da Corpflex, a GMUD encaminha o FSM (Formulário de Solicitação de Mudança) para aprovação do cliente (via e-mail).

Fluxograma do Processo

 

Mudanças Planejadas
Passam pelas etapas de avaliação completa, autorização e implementação. Podem ser classificadas como importantes significativas ou de menor importância, dependendo do nível de custo e risco envolvido. Exemplo: Migrar um aplicativo para outro servidor.

O analista executor é responsável pela mudança ele planeja a atividade, encaminha para GMUD. Após passar por todo o processo descrito no fluxograma (acima) a atividade é encaminhada ao cliente para que possa passar pela ultima aprovação.

Mudanças Emergenciais

 

São mudanças que representam atividades pontuais que serão executadas emergencialmente para correção de problemas em produção, sendo estas responsáveis por reestabelecer ambientes em crise.

Uma mudança é considerada emergencial quando a sua origem paralisa, ou pode vir a comprometer uma ou mais funções vitais do negocio.

Não é recomendado realizar mudanças emergenciais sem que seja pelos motivos acima.

Atividades que Geram Mudança

 

Adicionar discos em servidores;
Alteração de entrada de DNS;
Aplicar Hotfix ambiente Citrix;
Aplicar permissão em diretório;
Ativação Proxy;
Atualização completa do Globus;
Atualização de Rainbow;
Atualização Linux;
Atualização Microsoft;
Atualizar patch service pack nos servidores Exchange;
Baixar as instancias Oracle/Sap;
Clonar servidor;
Configurar brocade e storage;
Desativar servidor;
Hardening Linux;
Instalar netapp;
Manutenção No-break;
Migração Exchange;
Migrar banco de dados;
Migrar servidores para o cluster Vmware;
Reboot & update agent – backup Commvault;
Reestruturação dos bancos progress;
Reinstalar sistema opercional;
Remover cluster;
Remover disco;
Remover o servidor;
Remover volume;
Reparo nos logs de erros Vmware tools;
Restart do servidor;
Shutdown Oracle para ajuste de backup – Commvault;
Substituição de Firewall;
Substituir appliance Sonicwall;
Troca de cache card storage;
Trocar cabeamento de fibra;
Tunning instancias cantagalo e trading;
Updates de drivers e hardware;
Upgrade de CPU;
Upgrade de memoria;
Upgrade versão Ironport.

Informação Importante

Com exceção dos comunicados de manutenção planejada, é imprescindível que todas as mudanças tenham aprovação do cliente, caso não seja aprovada a mudança não será realizada.

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