Grupo Althaia : 5 aprendizados que tivemos com Cloud Computing

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

O dilema de como migrar para a nuvem ainda aflige muitos gestores de Tecnologia de empresas de todos os tamanhos. Tanto que o receio de cometer erros na computação em nuvem já tem sido chamado de ‘cloudfobia’ no setor.

Mas o apoio de um parceiro especializado traz a tranquilidade necessária para o CIO tomar essa decisão. Foi o caso do Grupo Althaia, empresa farmacêutica de São Paulo que optou pela tecnologia de cloud computing fornecida pela CorpFlex para hospedar seu ambiente de TI.

“A CorpFlex foi nosso primeiro parceiro para esse tipo de modelo de serviço. Começamos a utilizar a partir de julho de 2013 quando decidimos implementar o sistema SAP nas empresas Althaia e Equaliv”, explica Leonardo Lobo, coordenador de Sistemas do Grupo Althaia.

A migração para cloud computing foi uma necessidade. Antes todo o ambiente ficava dentro de servidores próprios. “Até o projeto SAP não tínhamos nenhum sistema ERP na empresa e por isso não víamos a urgência de contar com uma infraestrutura de servidores e backups tão complexa”, coloca o coordenador. Hoje o sistema Smart. responsável  pela geração de todas as obrigatoriedades acessórias fiscais, e o servidor de arquivos também estão na nuvem da Corpflex.

A adoção da nuvem da Corpflex pelo Grupo Althaia representou uma mudança de paradigmas dentro da empresa. Os benefícios e aprendizados foram tão grandes que Leonardo Lobo os resume abaixo:

# 1 Segurança

Os dados e informações estão completamente seguros nos ambientes da CorpFlex. Além da segurança física, por se tratar de um ambiente com rigoroso controle de acesso e prevenção de acidentes, temos também a segurança lógica que conta com a redundância de servidores. Ou seja, caso o servidor que estamos usando tenha algum problema, já existe outro equipamento que possui nossas informações. Com isso, garantimos a integridade das informações e também não temos perda nos processos da empresa.

# 2 Flexibilidade

Conseguimos aumentar e diminuir a configuração dos servidores conforme a nossa demanda. Internamente teríamos que comprar novos equipamentos e isso geraria um custo extra, além da demora para colocar a alteração em prática.

# 3 Equipe Disponível

A estrutura da CorpFlex atende a 100% das nossas necessidades, fazendo com que não seja necessário contar com uma equipe interna para esse tipo de atendimento. No final, gera ganho de produtividade, de processo e de custo para nossa empresa.

# 4 Agilidade

Contamos com um rápido atendimento e resolução dos problemas encontrados. Isso nos auxilia na resolução de problemas de impacto alto na empresa, além de nos dar mais segurança em manter uma parceria para esse tipo de serviço.

# 5 Backup e atualização constante

Todos os dados possuem backup íntegro e diário, o que nos possibilita recuperar qualquer informação que possa ter sido eliminada indevidamente. Além disso, o custo para termos essa solução internamente seria alto demais.

Também temos uma atualização constante de tudo que está acontecendo com os servidores utilizados. Isso os auxilia na tomada de decisões como o aumento de hardware físico ou lógico.

Conheça mais sobre o Grupo Althaia

A Althaia é uma indústria farmacêutica que nasceu em 2010 com um grande know-how devido à vasta experiência de seus profissionais que atuaram e lideraram empresas de ponta na área.

A alta tecnologia, aliada às certificações, dentro dos mais rígidos padrões de qualidade permitem que hoje a Althaia seja a pioneira no lançamento de alguns medicamentos genéricos e que também desenvolva produtos nutracêuticos ultra modernos por meio da Linha Equaliv, criada em 2011.

 

Evite erros na computação em nuvem

O Grupo Althaia fugiu das falhas mais comuns ao escolher a CorpFlex. Confira abaixo os quatro erros que devem ser evitados na migração para a nuvem!

1- Não conhecer as necessidades do seu negócio: Um dos erros mais comuns ao migrar para a nuvem é ignorar a real necessidade da empresa e a solução que melhor atenderá a demanda. O ideal é unir as áreas de TI e Negócios para juntas pensarem na nuvem ideal.

2- Optar pelo tipo errado de nuvem: Escolher o modelo errado terá várias consequências, sendo a principal aumentar os custos pelo retrabalho do projeto. Isso sem dizer que a demora em colocá-lo em prática será grande.

3- Migrar com muita pressa: Os benefícios são tentadores, mas a migração pode trazer erros na computação em nuvem. Desde escolher o fornecedor errado até não dar tempo para que os usuários se acostumem com as mudanças.

4- Ignorar a segurança da informação: Muitas vezes o barato sai caro. Escolher um fornecedor que tenha um custo atrativo demais pode ser sinônimo de dor de cabeça. Ele pode não utilizar os equipamentos, ferramentas e adotar as práticas de segurança mais avançadas – justamente para economizar.

Se interessou pelos ganhos em migração para cloud computing que o Grupo Althaia teve e deseja também ter o mesmo sucesso? Procure agora mesmo os especialistas em cloud corporativa da Corpflex!

Quer saber como migrar para a nuvem pode ajudar a sua empresa? Confira o  Infográfico: Nuvem Híbrida, Pública ou Privada? Qual o melhor caminho para o seu negócio?, clicando aqui

 

*Marcos Andrade CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa