Implantação de cloud computing: por onde começar?

  • Compartilhar

A implantação de cloud computing deixou de ser um diferencial nas empresas há muito tempo. Ela é uma necessidade, uma vez que fornece recursos virtualizados que potencializam resultado e reduzem custo ao passo que elevam a competitividade.

Agora, como é possível aproveitar a cloud computing? Por onde começar para implantá-la com sucesso em seu negócio?

É a resposta a essas perguntas que você vai ver aqui. Continue lendo!

Por que a cloud computing é fundamental para os negócios modernos?

Os recursos e a infraestrutura de TI são fundamentais em empresas de todos os portes. Atualmente, eles suportam todos os processos dos negócios – recursos humanos, supply chain, financeiro, logística, marketing, vendas e todos os demais setores que citarmos. Ou seja, podemos afirmar, sem dúvida, de que as empresas são dependentes da tecnologia.

Por isso, um dos desafios para os gestores empresariais é contar com infraestrutura, sistemas operacionais, sistemas de administração, recursos financeiros e profissionais de TI que acompanhem a evolução constante deste segmento, a fim de garantir segurança, confiabilidade, qualidade, custos e o bom fluxo dos negócios no dia a dia. Afinal, nenhum executivo quer chegar em seu empreendimento e descobrir que os softwares estão defasados, que o servidor precisa ser trocado para dar conta do volume de informações a ser processado, entre outras inúmeras situações críticas.

Para oferecer respostas a estes potenciais problemas, a cloud computing (computação em nuvem) vem se desenvolvendo no mundo.

E, atualmente, não é mais uma questão de adiar a implementação da cloud computing nas corporações de diferentes portes, mas sim de se estabelecer, o quanto antes, uma estratégia de quando acontecerá e como, a partir de uma análise detalhada do contexto corporativo, de planejamento e da identificação de fornecedores.

O que é cloud computing e como é possível aproveitá-la?

A Gartner, maior empresa de pesquisas em TI, aponta a cloud computing como “um estilo de computação em que os recursos capacitados para TI escaláveis ​​e elásticos são fornecidos como um serviço usando tecnologias da internet”.

A cloud computing envolve uma ampla gama de serviços: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Também existem três grandes categorias de nuvem: as privadas (que podem ser Onpremise ou em Data Centers, as públicas e as híbridas (que unem as três possibilidades (Onpremise, Privada e Pública, combinando capacidades).

Que vantagens a implantação de cloud computing oferece às empresas?

Confira, a seguir, três dos principais benefícios que a implantação de cloud computing oferece aos negócios.

Mobilidade e colaboração

Podemos considerar que uma grande vantagem da cloud computing em uma empresa é a facilidade de compartilhamento de dados em nuvem.

Isso permite que os arquivos pessoais ou corporativos estejam disponíveis de forma segura, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, especialmente diante da crescente mobilidade originada pelo uso crescente de tablets e smartphones.

Segurança da informação

Outro serviço que pode ser colocado em nuvem é o backup dos dados, um processo fundamental, cuja responsabilidade é, muitas vezes, relegada e feita de forma esporádica.

O backup na nuvem foi favorecido pelas melhorias na velocidade da conectividade e na tecnologia, com a deduplicação e a criptografia.

Redução de custos e otimização da capacidade tecnológica

Também é importante ter em mente que a cloud computing reduz gastos com infraestrutura de TI ao mesmo tempo em que melhora a capacidade tecnológica das empresas.

Não é preciso investir em servidores, bancos de dados e outros componentes do arcabouço tecnológico para aproveitar as soluções na nuvem. Tudo isso é responsabilidade do provedor; é ele quem deve equipar seus datacenters e entrega as soluções (softwares, aplicativos, equipamentos virtualizados etc.) via internet.

Como iniciar a implantação de cloud computing em sua empresa?

Confira, a seguir, um passo a passo básico para iniciar a implantação de cloud computing em seu negócio.

Levante e analise a infraestrutura legada

A infra de TI já construída precisa ser conhecida em detalhes. Ela deve ser analisada para que seja aproveitada na migração para a cloud computing.

Dessa forma, é possível, por exemplo, montar uma estratégia híbrida (que une a nuvem pública a uma nuvem privada). Os investimentos que a empresa já realizou não precisam ser deixados de lado. Pelo contrário, eles podem ser aproveitados para tornar os recursos de cloud otimizados.

Decida quais processos serão migrados para a nuvem

Em seguida, é preciso decidir que processos serão levados para a nuvem. Os especialistas apontam que essa migração deve ser gradativa, inclusive para evitar resistências por parte do time de TI e até dos usuários.

Um bom começo é levar soluções como ERP para a nuvem. Também os mecanismos de backup e partes da infraestrutura pode ser inicialmente virtualizados.

Com o tempo, boa parte da infraestrutura e das soluções do negócio podem ser inseridos na estratégia de cloud computing, uma vez que a cultura corporativa já absorveu a nova realidade.

Escolha um bom provedor de serviços de cloud

O fornecedor de serviços de nuvem é um parceiro essencial na implantação de cloud computing. E essa é uma parceria de longo prazo.

Assim, é fundamental fazer uma boa escolha. Ou seja, eleger um parceiro com experiência e que tenha todas as credenciais necessárias para tornar a implantação rápida e segura.

Um erro é optar por um fornecedor que cobre pouco. Como tudo que envolve tecnologia, é preciso pensar em custo benefício. Ou seja, montar uma estratégia que garanta segurança da informação, entre outros aspectos, sem elevar os gastos da empresa.

Por isso é fundamental consultar diversos potenciais fornecedores, conversar com empresas que já contam com seus serviços e considerar aspectos como suporte técnico fornecido, qualidade do serviço etc.

Treine sua equipe

A implantação de cloud computing é uma verdadeira transformação. E isso envolve desde aspectos técnicos até o comportamento dos usuários. Portanto, é fundamental que todos os envolvidos no negócio conheçam o projeto e se sintam engajados nele.

O treinamento do time de TI e dos usuários envolve desde uma comunicação linear e produtiva até requisitos técnicos. Os usuários, por exemplo, precisam conhecer as recomendações de segurança, as regras de controle de acesso etc.

Como você viu, a implantação de cloud computing não é um bicho de sete cabeças. Ela exige mais uma mudança de perspectiva do que grandes modificações técnicas.

A cloud computing exige mudanças de cultura e organizacionais, incluindo o apoio dos colaboradores, a fim de que possa efetivamente oferecer mais produtividade e agilidade aos negócios. É preciso instruir-se sobre o tema, para que a tecnologia continue a propiciar crescimento e lucros.

Que tal, nós te ajudamos a refletir sobre a implantação de cloud computing? Para conhecer agora a solução de Cloud da CorpFlex, clique aqui!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa