Como organizar a infraestrutura de TI da sua empresa

  • Compartilhar

A infraestrutura de TI é o conjunto combinado de hardware, software, redes, instalações, etc. usado ​​para desenvolver, testar, fornecer, monitorar, controlar ou suportar serviços de Tecnologia da Informação.

Nunca foi tão urgente ter uma infra de TI organizada, ou seja, estrategicamente montada e em perfeito funcionamento. Essa necessidade vai ao encontro da crescente transformação digital pela qual as empresas estão passando.

Neste artigo, você vai ver algumas dicas para organizar a infraestrutura de TI do seu negócio. Acompanhe!

A importância de uma infraestrutura de TI organizada

No movimento de elevar a tecnologia a um patamar de protagonismo dentro dos negócios, a gestão de infra de TI é fundamental. Ela é, em síntese, o gerenciamento de componentes essenciais da operação, como políticas, processos, equipamentos, dados, recursos humanos e contatos externos, para uma eficácia geral.

Entre outros propósitos, quando falamos em uma infraestrutura de TI bem organizada, o que se busca é:

  • reduzir a duplicação de esforço;
  • garantir a adesão aos padrões;
  • melhorar o fluxo de informações em toda a organização;
  • promover adaptabilidade necessária para um ambiente em constante mudança;
  • garantir a interoperabilidade entre processos internos e externos;
  • aproveitar melhor os recursos já existentes;
  • saber exatamente o que precisa ser melhorado — buscado no mercado, seja por meio de novas aquisições ou via contratação de serviços etc.

Os sinais de que a infraestrutura de TI está bem organizada

Uma coisa é certa: uma infra de TI bem organizada nunca é um fim, é sempre um propósito. A tecnologia, assim como o negócio, está sempre em evolução.

Agora, há alguns parâmetros que ajudam a verificar se a sua empresa conta com uma infraestrutura tecnológica bem organizada.

Aqui estão os principais:

  • Os objetivos estratégicos do seu negócio definem sua estratégia tecnológica e seu orçamento anual de TI. A implementação de novos projetos ou soluções não tem um efeito adverso nos sistemas e aplicativos existentes — os funcionários geralmente estão satisfeitos com seu desempenho.
  • Se um meteoro estivesse se aproximando do seu prédio, você não entraria em pânico. Você sabe que existe um plano de recuperação de desastres que informa explicitamente quais ações devem ser tomadas para recuperar-se do tempo de inatividade em caso de incidentes maiores ou menores.
  • Todos os processos críticos de negócio geralmente são executados sem problemas. Incidentes e interrupções acontecem, é claro, mas não mais do que algumas vezes por ano. No entanto, você sempre mantém a calma porque pode confiar no seu plano de continuidade de negócios.
  • Se alguma função crítica do processo de negócios for interrompida, você será imediatamente informado via mensagem de texto. Um pouco mais tarde, você também receberá um relatório sobre as causas do incidente e o que será feito para evitar incidentes como esse no futuro.
  • Se alguém excluir ou perder acidentalmente algumas informações menos críticas, você nunca ouviu falar de casos em que não seria possível restaurar o acesso a ela.
  • Você sabe que todas as informações sobre sua infraestrutura de TI e alterações feitas estão bem documentadas. Se necessário, um novo especialista em TI poderá entrar rapidamente e assumir o controle de outra pessoa.
  • Você está confiante de que as necessidades atuais de negócios são totalmente suportadas pela infra de TI existente, porque você já ouviu falar sobre os resultados anuais da auditoria interna. Se houver alguma deficiência, elas serão eliminadas em breve.

Dicas para organizar a infraestrutura de TI da sua empresa

Confira agora nossas dicas para a realização da organização da infraestrutura de TI em sua empresa.

Faça um levantamento de ferramentas e recursos disponíveis

Comece por fazer um levantamento de tudo o que está disponível dentro da infraestrutura tecnológica do seu negócio. Você pode se surpreender com ferramentas e serviços subutilizados, soluções que estão em uso mas que não foram homologadas pelo time de tecnologia e daí por diante.

Sem saber exatamente qual é a dimensão da infra, fica difícil organizá-la!

Verifique as condições de uso da infra de TI disponível

Em seguida, veja de que maneira a operação da empresa está utilizando a infraestrutura disponível. Para isso, é preciso ir além das questões técnicas; ir até a operação e entender como os usuários aproveitam os recursos disponíveis.

Um exemplo: será que as redes de web estão sendo acessadas somente por funcionários devidamente autorizados? Talvez seja hora de organizá-las e passar a exigir identificação, especialmente para prevenir riscos à segurança da informação. Não é mesmo?

Implemente melhorias

Neste ponto, é possível que você já tenha um panorama no qual as necessidades de melhorias estão bem claras. Trabalhe para substituir hardwares ou, se isso não for possível, ao menos formatar sistemas operacionais.

Se constatou que alguns produtos de software estão com as licenças vencidas, já pode contatar os fornecedores para resolver isso. E assim por diante.

Elabore ou reforce sua política de TI

Com tudo o que já foi feito até aqui, já é hora de elaborar ou revisar manuais e procedimentos de TI, bem como política de segurança de informação.

Por exemplo: certifique-se de que as rotinas de backup são suficientes para a operação da empresa; e demonstre claramente ao time de TI e aos usuários o que eles devem fazer para garantir que as cópias de segurança sejam realizadas na frequência ideal.

Aproveite a computação em nuvem para reduzir complexidades

Para as empresas que precisam melhorar sua infra de TI, uma boa opção é a computação em nuvem. Ao implementar a infraestrutura como serviço (IaaS), é possível reduzir custos, melhorar a performance, gerenciar melhor, entre outros benefícios. Tudo isso de maneira virtual, sem necessidade de aquisição de hardwares, por exemplo.

Consulte um bom fornecedor de serviços de nuvem e solicite ajuda para desenhar a melhor solução em infraestrutura de TI para o seu negócio.

Como está organizada a infraestrutura de TI da sua empresa? Gostou das dicas que trouxemos neste texto? Deixe seu comentário!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa