Inovação em TI começa com o CIO – você está preparado?

  • Compartilhar

*Por Marcos Andrade

Antes de falar sobre inovação, resultados e TI estratégica, é preciso falar sobre o mindset, ou seja, o modelo mental predominante que permeia sua organização. De acordo com o Portal RH, o mindset é tudo o que as pessoas afirmam cotidianamente e o quanto elas defendem certas ideias no desenvolvimento de projetos, na criação de produtos, na resolução de problemas e no estabelecimento de diretrizes, por exemplo.

Mudar ou questionar o mindset existente, aliando ao conhecimento que já se tem, são formas muito eficientes de “pensar fora da caixa”, ter novas ideias e desenvolver uma nova visão de mundo e de negócios, alimento básico para alavancar a inovação em TI.

De acordo com o site Innovation in Practice, a habilidade de ser inovador nem sempre é nata e pode ser adquirida. Mais do que isso: deve ser constantemente aprimorada, estimulando a sua capacidade de reformular as informações recebidas a partir de pontos de vista diferentes. Por isso, enquanto o CIO busca exercitar um mindset inovador, é essencial que o faça enraizado em um modelo mental que proporcione as melhores condições.

E como criar as condições ideais para desenvolver (e manter!) um mindset inovador? Afinal, o CIO é acionado a todo tempo para solucionar questões operacionais críticas para a operação e governança de TI, drenando seu tempo e energia. Em meio a tantas demandas urgentes, sobra pouco tempo para a inovação, não é mesmo?

Então, é hora de criar uma base sólida para estimular o mindset inovador do CIO de modo que ele seja cada vez mais natural. Isso pode ser feito a partir de cinco comportamentos que irão fortalecer essa mentalidade. Confira:

  • Comece devagar: identifique o objetivo final do projeto e elabore as etapas que deverão ser percorridas para alcançá-lo. Então, fixe a próxima fase como meta para a equipe que trabalhará na iniciativa. Essa atitude fará com que o time fique mais motivado, na medida em que enxergará o propósito de suas ações de forma mais imediata.
  • Incorpore o exercício de inovar à rotina: passe a olhar todos os aspectos de sua vida de forma mais questionadora, pensando em maneiras de melhorar as questões do próprio dia a dia. Assim, o conceito de inovação começará a ser desmistificado.
  • Use o que tem: não desperdice dados que a empresa detém sobre clientes, produtos, processos e projetos. Todas as informações são fontes de ideias.
  • Foque no valor agregado: toda ação tem como objetivo levar valor ao consumidor e à companhia. Por isso, essa premissa não pode ser esquecida em nenhuma etapa do desenvolvimento dos projetos de inovação e deve ser checada a cada dia de trabalho, para que a equipe não perca o direcionamento correto.

Os erros são uma grande fonte de inspiração e de aprendizagem;

  • A mudança é combustível e não um obstáculo;
  • Ideias e opiniões honestas têm valores que devem ser celebrados, não julgados;
  • Todos têm o poder de criar mudança e impactar aqueles que estão à volta;
  • Não é preciso ter toda a informação apenas para começar.

Convença o board: com o apoio do alto comando corporativo as ações de inovação serão mais aceitas nas esferas mais baixas da pirâmide organizacional. Mostre, principalmente ao CFO e CEO, as vantagens que a incorporação dessa nova cultura poderá trazer aos resultados do negócio e, certamente, receberá todo o aval necessário para implementá-la.

Quando se conquista um mindset focado na inovação em TI, o profissional acredita que:

O CIO é um profissional que tem amplo conhecimento sobre os processos da empresa e aliado às estratégias exploradas neste post você terá condições de manter o foco na inovação e tornar a TI estratégica.

Para evitar que os assuntos operacionais e de baixo valor agregado consumam sua atenção, o ideal é contar com um parceiro de TI que absorva essa demanda e libere tempo na sua agenda para assuntos que impulsionarão a área de TI.

* Marcos Andrade é CMO da CorpFlex

Saiba mais detalhes no e-book gratuito “Como uma atuação inovadora ajuda a área de TI a ser mais estratégica” Baixe agora seu exemplar aqui!

 

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa