MultiCloud: Qual nuvem é a ideal para a sua empresa? Parte1

  • Compartilhar

 

A multicloud é uma estratégia usada por empresas no mundo inteiro. Quase 70% das companhias globais pesquisadas pela Veritas Technologies já usam ou têm um planejamento para adotar um ou mais provedores de cloud computing. E a multicloud consiste em uma estratégia de definir o tipo de nuvem ideal para a sua empresa (pública, privada ou on premise)

Essa demanda cresce com a constante preocupação com segurança da informação e infraestrutura para rodar as aplicações das empresas.  

Neste post, vamos falar sobre a nuvem pública e suas vantagens. Os principais fornecedores de computação em nuvem pública (AWS, Azure e Oracle) apresentam vantagens diferenciadas para as companhias. Acompanhe!

# Quando buscar a computação em nuvem pública?

A multicloud é a prática de utilizar mais de uma estrutura de computação em nuvem para obter benefícios de diferentes fornecedores. Essa união de tecnologias permite aplicar a capacidade computacional e a disponibilidade da solução, seja pela agilidade no tempo de resposta ou capacidade de armazenamento.

O uso de nuvem pública ainda permite a otimização de gastos. Ao migrar para a cloud pública a companhia não precisa mais se preocupar com os investimentos relacionados à energia elétrica, manutenção de software e hardware. Consequentemente, sobrará mais dinheiro disponível para aplicar em outras áreas.

Sendo assim, a principal vantagem da cloud computing pública em relação à privada é a variedade de ofertas de serviços, tanto em IaaS (Infrastructure as a Service)quanto PaaS (Platform as a Service) e a possibilidade de ativar e desativar serviços com um clique.

Ela também pode ser uma opção para as organizações que precisam simplificar as operações de TI. Por outro lado a configuração de hardware dos servidores e as políticas de segurança são gerenciadas pelo pelo cliente. Desse modo, o gestor precisa direcionar a atenção para os processos de TI que garantam segurança, backup ou contratar esse gerenciamento de um especialista em infraestrutura.

# Quais são os principais fornecedores da cloud computing pública?

O serviço de computação em nuvem pública conta com fornecedores reconhecidos no mundo inteiro. Veja:

1- Amazon Web Services Cloud (AWS)

A empresa tem uma infraestrutura robusta de serviços na nuvem. O usuário pode optar por fazer backups e restaurações, criar sites flexíveis e escaláveis e usar estruturas DevOps. Este último simplifica a implantação do código do aplicativo e melhora o desempenho da infraestrutura.

2- Azure

Essa solução de cloud computing consegue atender os clientes em diversas regiões. Ela é uma nuvem híbrida consistente e se compromete com o usuário por meio de um GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

A Azure ainda dá acesso a múltiplas linguagens e ferramentas de desenvolvimento, tem elasticidade para os aplicativos e ferramenta de análise de dados.

3- Oracle Cloud

Essa empresa oferece tanto uma infraestrutura SaaS (Software as a Service) como uma plataforma PaaS. Essa última disponibiliza serviços sob demanda, com escalonamento de recursos, arquiteturas flexíveis e controle facilitado para o consumo de recursos.

# Como um parceiro pode ajudar na gestão da infraestrutura?

Ao buscar o apoio de uma equipe especializada para gerir a infraestrutura em nuvem em uma estratégia multicloud, a companhia consegue manter o foco nas atividades que geram lucro: atendimento ao cliente, resolução de problemas, desenvolvimento de produtos.

Outra vantagem é que você conta com a ajuda de profissionais com know-how na atividade, o que garante mais segurança para os dados da organização. O consultor saberá indicar para a empresa qual tipo de aplicação deve ser direcionada para uma determinada nuvem, a fim de garantir maior agilidade e eficiência dos recursos.

É muito comum existirem dúvidas sobre o serviço de cloud ideal para cada necessidade. O parceiro, então, dará todas as orientações necessárias para você ter uma melhor gestão e fluxo de trabalho, sempre buscando a otimização da performance.

Assim, você pode inovar com mais facilidade e obter um excelente tempo de resposta das aplicações. O monitoramento constante do ambiente também assegura ter backups dos seus dados e proteção contra usuários mal intencionados.

A CorpFlex  tem mais de 25 anos de experiência em cloud computing e atua em diversos segmentos, atendendo empresas como Aramis Menswear, Belarina, Gavilon e Leveros entre outros.

No próximo post falaremos sobre a Nuvem Privada. Até lá!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa